AVCC é contemplada com recursos do projeto

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

AVCC é contemplada com recursos do projeto

Quantas vidas cabem em um livro? Depende. Para os leitores de "Encantos Cariocas", escrito pelos alunos do 7º ano do ensino fundamental do colégio Anglo de Fernandópolis, uma obra pode ter em suas páginas a vida dos 27 estudantes que o conceberam as 38 pessoas atendidas pela Associação de Voluntários no Combate ao Câncer, a AVCC de Fernandópolis.
 Idealizado pela professora de português Fabiana Rissato de Paula Carvalho e organizado por ela com a colaboração da professora de geografia Helenice Maria da Silva, a Berê, os estudantes foram os responsáveis por toda a concepção do livro, que homenageou o escritor, poeta, cantor e compositor carioca Vinícius de Moraes. Toda a renda arrecadada com a venda dos exemplares foi doada à entidade. 
"Este é o segundo ano que desenvolvemos o projeto no Anglo. A ideia é fazer com que os alunos trabalhem o tema poesia a partir das experiências próprias, transformem isso em um livro e, por fim, pratiquem o voluntariado", explicou Fabiana.
Foram doados à AVCC cerca de R$ 2 mil reais, que serão investidos na assistência básica aos voluntários, prestada pela entidade. 
De acordo com a presidente da AVCC, Cândida de Jesus Nogueira, a doação será usada principalmente na aquisição de cestas básicas, leite, remédios de baixo custo, entre outros. 
"Ficamos muito gratificados em saber que podemos contar com instituições como o Colégio Anglo para manter a AVCC funcionando. Isso é essencial para que possamos continuar o trabalho da melhor forma possível", comentou Candinha sobre a ação. Para ela é uma forma de incentivar o trabalho voluntário de forma atraente para prazerosa para os adolescentes. 
ENCANTOS CARIOCAS
Segundo a professora Fabiana, a ideia do livro nasceu como uma forma de homenagear o centenário de Vinícius de Moraes. Junto com a professora Berê, ambas exploraram pontos turísticos da cidade para inspirar os alunos a escreverem. "Demos uma palavra relacionada ao Rio de Janeiro a cada um dos alunos. A partir daí, eles desenvolveram as poesias", disse.

O projeto contou ainda com o apoio da editora Ferjal. Cada estudante ficou responsável por vender dez exemplares. A entrega do que foi arrecadado aconteceu no último dia 5. 
"Fomos muito bem recebidos pelos alunos do projeto; é bom contar com pessoas jovens que se dispõem a ajudar o próximo”.