Praticantes em Fernandópolis realizam 1º Encontro de Pilotos

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Praticantes em Fernandópolis realizam 1º Encontro de Pilotos

Fernandópolis sedia no próximo domingo, 30, um evento esportivo inédito na cidade. Com iniciativa de cinco amigos, o 1º Encontro de Pilotos será realizado no estacionamento do Shopping Center Fernandópolis com apresentações durante o dia todo. O evento de manobras radicais em motos tem início previsto para às 8h com entrada franca. O wheeling, reconhecido como prática esportiva pelo Ministério do Esporte em 2010, é praticado em Fernandópolis há dois anos, e agora, mais experientes e habilidosos, os praticantes que representam Fernandópolis por toda a região decidiram realizar a 1ª edição de um evento de wheeling. “Nossa ideia é de apenas divulgar nosso esporte. Não queremos ganhar nada com isso, apenas mostrar um pouco do que sabemos fazer e oferecer uma opção e entretenimento na cidade”, disse Kleber Teixeira Alves, organizador.

A comissão organizadora conta ainda com Marcos Fernando Alves, Otávio Junior Alves Morais, André Marcon e Paulo Henrique da Silva Oliveira. Todos eles mantém o mesmo discurso de valorização ao esporte perante a sociedade, que às vezes julga erradamente. “A maioria não tem conhecimento que o que a gente faz é um esporte e confundem com vandalismo. Não somos esses moleques que empinam moto na avenida, infringindo as leis de trânsito. Nós utilizamos os equipamentos de proteção obrigatórios e só praticamos o whelling em locais adequados. Utilizávamos as dependência do Recinto da Expo com a autorização da Prefeitura e, agora, nos reunimos aos finais de semana na pista que fica próximo ao Recinto”, disse Marcos, lembrando ainda que apenas os praticantes possuem a chave para entrada no local.

O encontro reunirá cerca de 100 competidores de São José do Rio Preto, Araçatuba, Paranapuã, Paranaíba, Ribeirão Preto, Votuporanga, Frutal, José Bonifácio dentre outras. Todos virão com o único objetivo de ajudar a promover o esporte, que ganhou notoriedade no país na década de 1990. “Conseguimos patrocinadores na cidade para bancar o café da manhã e camisetas do eventos aos esportivas que vão se apresentar. A maioria cobra em torno de R$ 2 mil por apresentação, mas não teremos custo algum”, contou Kleber que espera reunir mais de 200 pessoas dentre esportistas e admiradores no evento que será inteiramente gratuito.

O organizador lembrou ainda que apenas os praticantes profissionais, que estarão com a camiseta do evento, se apresentarão. “O nosso encontro não será apenas uma brincadeira. É um evento sério com pessoas profissionais no que fazem, com equipamentos, como capacete, cotoveleiras, luvas, joelheiras, colete. Portanto, apenas os 15 pilotos de Fernandópolis e os cerca de 100 convidados irão se apresentar até às 17h”, lembrou Kleber Alves.

O ESPORTE

Wheeling também conhecido como wheelie ou stunters é um esporte radical praticado com motocicletas, consiste em realizar manobras em que cuja força e equilíbrio são exigidos ao máximo pelos praticantes. O termo wheelie é norte-americano e quer dizer empinar, porém no Brasil usa-se para designar o esporte como um todo.

Surgiu na década de 1970 quando o californiano Doug Domokos descobriu que podia empinar a moto, controlando apenas com o freio traseiro da motocicleta, e passou a fazer exibições de suas habilidades. Desde então, Domokos conquistou fama mundial e ficou conhecido como The Wheelie King, ou seja, o Rei do Wheeling. No Brasil essa modalidade tem crescido e conquistado um público cativo.

Não se tem certeza de quem foram os primeiros praticantes de wheeling no Brasil, mas de qualquer forma tornou-se notório somente na década de 1990. As autoridades ainda tratam como vandalismo quando praticado em lugares não destinados para essa finalidade.

Há a falta de apoio por parte de patrocinadores fazendo com que o esporte ainda não consiga a devida notoriedade entre os esportes radicais. A maioria dos pilotos quando atingem certo nível vão para outros países da América do Norte e Europa. Lá encontram apoio por parte de patrocinadores e locais destinados para a prática desse esporte que exige espaço e asfalto de qualidade com medidas de 80 m de comprimento por 25 de largura.