Levantadores de peso intensificam treinamentos visando mundial em Las Vegas

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Levantadores de peso intensificam treinamentos visando mundial em Las Vegas

Disciplina alimentar e intensidade no treinamento. Estas têm sido as palavras de ordem na rotina dos dois fernandopolenses Renan Moreno, 22, e Alex Miqueloni, 21, que no próximo sábado, 15, estarão integrando a equipe brasileira de Powerlifting (Levantamento de Peso) no Campeonato Mundial promovido pela WABDL – World Association os Benchers and Dead Lifters, que será realizado em Las Vegas, Nevada, EUA, entre os dias 18 e 23.

Desde o último dia primeiro, alimentação virou regra e treino virou prioridade para ambos que estão passando por “maus bocados” nas mãos do treinador e incentivador Eduardo Saraiva, o “Duzão”, da Academia Movimento.

Sem dar descanso aos dois pupilos, o personal trainer passou a treiná-los duas vezes por dia com aumento na carga (peso), treinos de sustentação, fortalecimento das articulações, do antebraço e com maior número de repetições. “Temos que extrair o máximo do que eles podem oferecer para que cheguem na disputa preparados”, argumentou o treinador.

Se por um lado o treino ficou mais “pesado”, no sentido mais puro da palavra, o mesmo não ocorreu na alimentação de Renan Moreno, que ficou bem mais leve. O estudante de direito segue a risca um cardápio pouco variado à base de carne branca (frango e peixe), arroz branco e batata doce. Com 106kg, na categoria Junior (até 110kg), Moreno competirá nas modalidades Supino e Levantamento Terra. Vale lembrar que a especialidade de Renan Moreno é o Supino (veja movimento na foto) cujo recorde brasileiro é seu com 220kg levantados em novembro do ano passado quando sagrou-se campeão mundial em Reno, Nevada, nos EUA.

Ele já é considerado a revelação do esporte nacional sendo praticamente imbatível. Em 2013, o segundo colocado do mundial conseguiu executar a pedida de 200kg. E em 2014, mais uma vez Renan deverá voltar ao topo do pódio. Além de saber que dificilmente alguém competidor em sua categoria conseguirá chegar aos 220kg, agora mais forte, o competidor fernandopolense tentará bater sua própria marca se distanciando ainda mais dos adversários. “Na primeira pedida vou garantir os mesmos 220kg que me deram o título mundial no ano passado e na sequência vou aumentar a carga tentando chegar aos 255kg”, explicou Renan Moreno.

Embora já com um currículo considerável de títulos - tricampeão nacional, tetra campeão paulista, campeão intercontinental, campeão internacional e campeão mundial – o competidor não esconde a ansiedade. “Da outra vez era a primeira experiência mundial, não tinha a responsabilidade de vencer. Fui para lá bem tranquilo. Agora que venci parece que estou mais nervoso. Sei que todos apoiam e confiam no bi-campeonato por isso a responsabilidade redobrou”, contou Moreno.

Já Alex Miqueloni vive uma realidade distinta em modalidade, alimentação e expectativa. Com 110kg, Alex é um dos destaques brasileiros do Levantamento Terra (veja movimento na foto) e competirá na categoria Junior (até 120kg). Comendo tudo o que tem direito, com uma carga elevada de carboidratos, ele já ganhou quase 10kg no último mês e ainda pretende aumentar a massa corpórea a duas semanas da competição.

Assim como Renan, ele também competirá nas duas modalidades. “Está sendo a melhor preparação até hoje. Mais de seis semanas desgastantes. Agora nas últimas semanas diminuímos os treinos para segunda, quarta, quinta-feira e sábado. Meu peso corporal está subindo e logo estarei pronto. A expectativa é que os 300kg saiam nos Estados Unidos”, disse Miqueloni confiante em bater seu próprio recorde, de 260kg, reconhecido como recorde nacional pela COMBRAFA – Confederação Brasileira de Esportes de Força e que dificilmente será quebrado este ano.

Assim, as chances de título dos dois fernandopolenses sãos reais. Renan Moreno já entrou para a história de Fernandópolis com o título mundial e Alex, atual bi-campeão paulista e brasileiro, quer seguir os mesmo passos do amigo e parceiro de treino. “Acho que tenho chance também de ganhar a competição. Só que não subestimo nenhum atleta, pois lá tem caras muito fortes”, disse Miqueloni.

Com espírito de confiança e bem focados, ambos viajam para a “terra do Tio Sam” já no próxima sexta-feira, 14. Eles sairão do aeroporto de Guarulhos às 5h30 com destino a Lima, Peru onde deverão desembarcar às 11h15. Às 12h40 eles rumam aos EUA com desembarque previsto para às 18h40 em Los Angeles. Da cidade “das estrelas” eles seguem para Las Vegas às 23h25 onde encontrarão o restante da equipe brasileira de Powerlifting que conta cm 20 atletas. Os atletas ficarão hospedados no Bally’s Resort Hotel onde será realizado o campeonato.

Os fernandopolenses conseguiram no mês passado um auxílio de R$ 6 mil cada um proveniente da Prefeitura de Fernandópolis. A verba foi utilizada para hospedagem, inscrição e viajem. Eles seguem treinando duas vezes por dia na Academia Movimento onde iniciaram a carreira por incentivo do personal e proprietário Aparecido Júnior.