Os alunos Josiane de Sousa Freitas, Marcos Antonio do Nascimento e Moisés Rocha Castro, do 3° Módulo do Curso Técnico em Açúcar e Álcool da Etec de Fernandópolis, arrancaram o primeiro lugar FETEPS - Feira Tecnológica do Centro Paula Souza -, ao apresentarem um projeto no mínimo curioso.
Com a orientação da professora Tais Batista Marino, eles apresentaram “Fabricação de vidro de cinzas de cana-de-açúcar”, que tem como objetivo a a utilização da cinza do bagaço de cana-de-açúcar para a fabricação de vidro.
Os alunos partiram do preceito de que as cinzas do bagaço da cana-de-açúcar possuem predominantemente em sua composição a sílica, ou seja, dióxido de silício, o qual é matéria-prima primordial para a fabricação de vidro. Estas cinzas são consideradas resíduos da queima do bagaço e o projeto oferece uma melhor destinação para o produto.
O projeto dos alunos estava concorrendo na categoria “Tecnologia Química, de Alimentos, da Agroindústria e da Bioenergia”. Os estudantes ganharam em primeiro lugar dentro desta categoria. Cada aluno recebeu um tablet como gratificação, além da experiência adquirida ao longo de todo o desenvolvimento do projeto.
Os critérios de avaliação incluíram o método científico ou de engenharia, habilidades técnicas e pessoais, comunicação escrita e oral, relevância social e ambiental, além de criatividade, inovação e viabilidade.
FETEPS
A FETEPS é o espaço para a demonstração e socialização de projetos de pesquisa, produções culturais, serviços e experiências bem sucedidas das escolas técnicas e faculdades de tecnologia do Centro Paula Souza, assim como de integração das instituições de educação profissional pública entre de diversos estados do País e de parceiros da América Latina