Professora é homenageada por aluno de sua primeira turma

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Professora é homenageada por aluno de sua primeira turma

No último domingo, 19, a professora aposentada Maria José Pessuto Cândido foi homenageada durante um culto da Igreja Presbiteriana Independente de Fernandópolis. Reconhecida como uma das mais carismáticas professoras da história da cidade, Maria José foi a escolhida por Antônio Martins Oliveira, 53, que fez parte de sua primeira turma, em 1969.
O que mais chama atenção é que ambos estão ligados historicamente. Antônio que escolheu Maria José por ter sido sua primeira professora nem sequer sabia que sua turma, à época do 1º ano, da EMEF Ivonete Amaral da Silva Rosa, também fora a primeira turma de alunos de Maria José Pessuto, que iniciava sua carreira no magistério, então com 22 anos.
“O pastor avisou no culto do domingo anterior (12) que faria um culto especial no dia 19 e pediu para que cada membro convidasse um professor que foi marcante em sua infância. Na hora lembrei dela, que era muito boazinha, atenciosa e foi quem me ensinou a ler e escrever e assim, conseguir ter acesso à palavra de Deus”, contou.
Durante uma visita ao dentista, o aposentado questionou um amigo no centro da cidade sobre o paradeiro da educadora. Ele foi informado de que ela atualmente residia em frente à praça da Aparecida e foi até lá. “Quando eu cheguei me disseram que lá era a UNATI – Universidade Aberta à Terceira Idade (risos) e que ela presidia a entidade. Mas mesmo assim consegui encontra-la e tínhamos tanto assunto para colocar em dia após 45 anos que nem me lembrei de fazer o convite para o culto”, contou ele rindo.
No outro dia retornou a casa da professora e a convidou, porém não se mostrou confiante em ver seu convite acatado. “Fiquei com medo dela não ir por frequentar a igreja católica e o horário ser praticamente o mesmo. Mas quando a vi chegando em nossa igreja fiquei muito feliz”, disse Antônio, orgulhoso.
A professora, aposentada há 11 anos, apenas resumiu o convite e a participação na celebração evangélica da Igreja Presbiteriana Independente com uma frase. “Fiquei honrada em ter sido lembrada. Esses meninos crescem e a gente não consegue lembrar de todos, mas a carinha não muda. Só posso dizer que fiquei honrada”, destacou Maria José.
Em 1969, além de ser o primeiro ano de Antônio na escola e o primeiro emprego da educadora na profissão, foi o primeiro ano de atividades da Escola Ivonete.