Alunos do Anglo produzem livro e arrecadam dinheiro para AVCC

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Alunos do Anglo produzem livro e arrecadam dinheiro para AVCC

Os alunos do 7º ano I do Colégio Anglo de Fernandópolis estão dando um grande e valoroso exemplo de como aliar educação à solidariedade. Os 27 estudantes confeccionaram um livro de 41 páginas com poemas e ilustrações ao longo de sete meses e, agora, com os exemplares em mãos há 15 dias, estão comercializando-os para reverter o dinheiro à AVCC – Associação de Voluntários no Combate ao Câncer, de Fernandópolis.
A ideia de produzir um livro partiu da professora de Língua Portuguesa Fabiana Rissato de Paula Carvalho, que já havia colocado a ideia em prática no ano passado com alunos do 9º ano e também na cidade de Jales, em parceria com a professora de Geografia Helenice de Paula Carvalho. “Este é o segundo ano consecutivo que realizamos este projeto e mais uma vez o resultado foi melhor que o esperado. No ano passado os alunos fizeram um livro que levou o nome de ‘Essência da Adolescência’. E, desta vez, queríamos homenagear Vinícius de Moraes, que teve seu centenário completado no ano passado. Pensamos muito e decidimos fazer algo relacionado à cidade do Rio de Janeiro, sua terra natal, destacando a fauna e a flora”, explicou a professora.
O livro leva o nome de “As belezas da Cidade Maravilhosa em: Encantos Cariocas”. Escrito inteiramente pelos alunos, as páginas são todas ilustradas com desenhos também criados por eles. O livro retrata de A a Z a fauna e a flora da cidade do Rio de Janeiro com poemas sobre animais e plantas típicas cariocas. Cada página também conta em seu rodapé com uma curiosidade da cidade como dados históricos e informações sobre pontos turísticos. A extremidade inferior de cada página é ilustrada com a calçada de Copacabana.
A capa, produzida pelo aluno Paulo Guilherme Gregorini, traz imagens de algumas espécies em extinção ao lado do Cristo Redentor sobrepostas a um fundo ilustrado pela vegetação. A contracapa homenageia o escritor e poeta carioca Vinícius de Moraes com uma foto sua ladeada por um trecho do famoso poema “Soneto da Felicidade”: “Que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure”.
Cada um dos 27 alunos recebeu 10 exemplares que estão sendo comercializados por R$ 10 e podem ser adquiridos com os próprios autores. A arrecadação será doada à AVCC.