A ADVF - Associação dos Deficientes Visuais de Fernandópolis em parceria com a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude lançou o mais sonhado dos projetos da entidade “Reabilitação e Inclusão do Deficiente Através do Esporte”. O evento foi realizado, no último dia 16, no auditório da Unimed com a presença da prefeita Ana Bim, do marido Avenor e alguns vereadores que foram submetidos, assim como outras autoridades, à dinâmica de vivência proposta pela entidade. Desde a entrada até o auditório, os convidados receberam uma venda e foram conduzidos pelos membros da ADVF, vivenciando momentos de um deficiente visual no seu dia a dia.
Fundada em janeiro do ano de 2000, a entidade presidida atualmente por Fausto Luano Rosa (deficiente visual parcial) atende mais de 110 pessoas com deficiência visual, física e intelectual após a mudança estatutária em fevereiro deste ano. Durante a apresentação do projeto, foram apresentadas as atividades oferecidas pela ADVF, incluindo a profissionalização de deficientes visuais através de parceria com o Programa do Governo Estadual “Via Rápida Empregos” no curso de auxiliar de escritório e assistente administrativo que já colocou no mercado de trabalho 16 assistidos que participaram dos cursos e conseguiram o seu primeiro emprego.
O projeto de inclusão social e de reabilitação para o esporte é de autoria da coordenadora e fundadora Célia Aparecida Fontes Lopes Mafra, que hoje atua nas modalidades de atletismo, judô, natação e preparação física. Para o desenvolvimento do projeto, a entidade conta com uma equipe multiprofissional para trabalhar especificamente com deficientes Regis Candido da Silva, Tiago Landim, Emiliana Pires e Ana Beatriz de Sá, que também contam com parcerias com a Prefeitura, Centro do Professorado (CPP) e Academia Elite.
ESPORTE
O projeto tem proporcionado momentos maravilhosos para seus assistidos, bem como oportunidade de conhecer lugares novos em viagens para os campeonatos. Na última semana, por exemplo, dois judocas do projeto conquistaram medalhas de ouro e prata na 2ª Etapa do Circuito Paulista de Judô para Cegos. Valdecir Lima conquistou medalha de ouro nas modalidades Absoluta e Individual e Gustavo Fontes Mafra foi campeão Individual e vice- campeão na categoria Absoluta. O evento foi disputado no SESC em Campinas.
Já no último final de semana todos os atletas da ADVF que participaram do 1º Campeonato de Judô da Associação ProJudô em Taubaté trouxeram medalhas. Foram sete medalhas, três de ouro, três de prata e uma de bronze, provando o renome da Associação no esporte.
RESULTADOS:
Valdeci de Lima - (Leve até 73kg) – Bronze
Gustavo Fontes Mafra - (meio médio até81 kg) – Ouro
Daniel Rodrigues Dias (meio leve até 66kg) – Prata
Devanir Alves Pereira Filho (médio até 90kg) – Prata
Emilie Emily Jaiane Baldoíno Valério –(pesado acima de 100kg) – Ouro
Tiago Landim de Souza - (pesado acima de 100kg) - Ouro
Ana Beatriz Rodrigues dos Santos de Sá – (ligeiro até 47kg) - Prata
“Isso tudo mostra um pouco do trabalho da ADVF que há 15 anos promove a inclusão social do deficiente no esporte, mercado de trabalho, faculdades, escolas e sociedade, mostrando que são diferentes, mas que não querem ser transformados em desiguais. Que a vida deles só precisa ser acrescida de oportunidades. E esse é o trabalho da ADVF, buscar oportunidades para mostrar para a sociedade que não existe barreiras para o ‘diferente’, destacou Mafra.