Após pedido de alunas, UNATI realizará missa 100% em italiano

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Após pedido de alunas, UNATI realizará missa 100% em italiano

Não seria nada comum em Fernandópolis o padre abrir a missa dizendo “Buona sera, fratelli e sorelle, benvenuti a casa del signor”. Pois bem, no próximo dia 13, na Igreja da Aparecida, o padre Carlos Augusto Fabbri celebrará uma missa inteira no idioma italiano, à partir das 19h30 e, segundo a professora de Língua Italiana da UNATI – Universidade Aberta à Terceira Idade, Neuza Lima, nenhuma palavra sequer será pronunciada em português. “Será algo sem dúvida diferente”, destacou a voluntária, uma das idelizadoras da missa em italiano.

Esta será a segunda edição da missa em italiano realizada em Fernandópolis. Segundo Neuza, este é um pedido dos próprios alunos do curso de Italiano, ministrado por ela e pela também voluntária Genir Gusson. “Como praticamente todos alunos são religiosos eles nos pediram para organizar essa missa um pouco diferente do habitual. E como o padre Carlos já celebrou uma assim nós fizemos o convite a ele, que fala fluentemente o dialeto e até dá aulas também”, explicou ela.

O convite ao padre ocorreu durante um jantar italiano promovido pelas duas turmas do curso onde todos se comunicavam pela língua italiana como forma de aprimoramento. “O padre participou deste jantar e ele adora ficar falando em italiano. Aí chamamos ele para fazer a segunda missa. A primeira foi há quatro anos e todos elogiaram”,  contou.

Assim como na primeira edição, todos os fiéis receberão um folheto com todo o conteúdo da celebração, tal como os cânticos, orações, as citações do padre e as respostas. O material já está sendo confeccionado pela própria UNATI.

A presidente da Universidade, Maria José Pessuto Cândido, ressaltou que a missa será aberta ao público. “Quem quiser participar está mais do que convidado. Será uma forma de incentivar às pessoas a conhecer um pouco mais sobre essa língua”, destacou.

Ela lembrou ainda que, embora haja duas turmas do curso de lingua italiana, com 22 alunos, qualquer pessoa com idade superior a 45 anos pode se inscrever na UNATI e participar das aulas. Esta é a 3ª turma do curso de Italiano da Universidade que também promove aulas de Espanhol e Inglês.