Unicastelo promove projetos junto à comunidade

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Unicastelo promove projetos junto à comunidade

O curso de agronomia da Unicastelo de Fernandópolis realizou dois importantes projetos de extensão rural, denominados "AgroComunidade".
O projeto "Dedo Verde", que reuniu cerca de 40 pessoas, entre estudantes e produtores rurais da região, aconteceu no dia 7 de setembro, com um curso de produção de mudas de hortícolas e frutíferas, realizado no Barracão da CONAB/ INCRA em Populina.
O curso, ministrado pela Prof.ª Dra. Alessandra de L. Ballaris, reuniu partes prática e teórica, onde foram abordados os temas de planejamento e implantação de viveiros, recipientes, substratos e seu preparo, semeadura, tipos de sementes, condução em casas de vegetação, sanidade, propagação vegetativa, transporte e comercialização de mudas. O objetivo foi a tecnificação da comunidade rural e sua integração com a comunidade acadêmica, promovendo a troca de competências entre os distintos grupos.
O curso contou ainda com a realização de uma palestra, também teórica e prática, ministrada pelo graduando Gustavo Carvalho Garcia, que teve o teme “Extensionista”, falando sobre enxertia de mudas de citros.
Já o projeto "FerFlora" foi organizado para a comemoração do Dia da Árvore e promoveu a distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas. Realizado no dia 27 de setembro, no centro de Fernandópolis, o projeto contou com a coordenação da Profª Dra. Alessandra de L. Ballaris e colaboração dos professores Douglas da Costa Martins e Marcelo Romero, além do apoio da Flora Tietê e viveiro de mudas de Populina. Discentes do curso de Agronomia também participaram da ação.
O FERFlora realizou a entrega de mudas e deu assistência às pessoas sobre o plantio e manejos das espécies distribuídas, o que permitiu aos alunos uma maior integração e inclusão com a comunidade, desenvolvendo as competências sociais e técnicas, essenciais para seu crescimento como agrônomos e como cidadãos. Foram distribuídas 220 mudas de Pau-Brasil, Acerola, Goiaba, Oiti, Ameixa do Campo, Araçá Amarelo, Baru, entre outras espécies nativas da região.
Segundo a coordenadora do Curso de Agronomia do Campus Fernandópolis, Profª Drª Andréa C. Sanches, os projetos atingiram, totalmente, seus objetivos, principalmente o de colocar a teoria dos alunos diretamente no dia-a-dia da comunidade. “Em ambas as ações tivemos uma grande adesão de público, o que demonstra o grande envolvimento dos alunos e professores participantes”, destacou Andréa.