Pediatra dá dicas e aponta quais os principais mitos que envolvem a saúde das crianças

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Pediatra dá dicas e aponta quais os principais mitos que envolvem a saúde das crianças

O médico pediatra Paulo Zucarelli, que realiza cerca de 40 consultas por dia  nas unidades básicas de Fernandópolis e no Hospital das Clínicas deu várias dicas de saúde para os pais e respondeu várias questões e dúvidas do dia a dia quantos à algumas téncnicas utilizadas ao longo dos ano e que são herdadas de pai para filho. Mas atenção, pois muitas dessas práticas são mito.
Amido de milho corta a diarreia?
Nõa corta. É mito. O amido de milho faz com que as fezes se tornem mais sólidas. Antigamente se usava muito, mas se sabe que isso dará apenas uma maquiada na diarreia. A perda de água pelas fezes é a mesma, então mesmo que as fezes estiverem mais sólidas a mãe tem que continuar hidratando a criança.
Clara de ovo ou creme dental pode amenizar uma queimadura de 1º grau?
Não. A primeira coisa que se faz em uma queimadura é lavar com água, limpar o local e posteriormente se quiser colocar alguma coisa em cima pode se colocar uma vaselina esterilizada e dar algum remédio de dor, nada mais. Clara de ovo é proteína e pode estar infectada com salmonela. Agora, pasta de dente não tem ação nenhuma, só irá sujar e piorar a queimadura. Queimou? Põe debaixo da água para esfriar ao pele e parar a queimadura e limpar o local.
Contra as dores causadas por gases abdominais. A massagem pode melhorar? É indicada com a flexão das pernas até a barriga?
Melhora. Quando alguém tem uma cólica ou qualquer dor, com o contato tátil (da mão ou dedos) em algum lugar que você tem dor , o organismo desvia a atenção da dor para o contato tátil. Não quer dizer que a dor sai, mas você tem um desvio de atenção e melhora a percepçãoo da dor. É válida a massagem sim. Ajuda bem.
O fato da criança brincar com fogo tem alguma relação com incontinência urinária noturna?
Isso é mito. Coisas que surgem na literatura, é o mesmo que comer manga e tomar leite.
Qual o momento certo para fazer a transição do leite materno para outros alimentos?
A criança deve receber exclusivamente o leite materno até o sexto mês de idade. Entre quatro e seis meses você começa a introduzir outros alimentos, mas não outro leite, frutas e papinha de sal.. A ONS – Organização Nacional de Saúde preconiza que a mãe amamente até os dois anos de idade, mas hoje com a vida moderna é meio impossível. Pelo menos até um ano nós pedimos que a mãe amamente seu filho para depois entrar com outro tipo de leite e sempre utilizar um leite balanceado, que interfere até no tamanho do cérebro da criança.
A regurgitação, constipação e cólicas são comuns neste período?
São. A regurgitação é comum até os seis anos de idade. A constipação é um das principais coisas que temos pela má alimentação. O pessoal não está comendo fibras e isso tem dado constipação e cólicas. Procuram muitos alimentos artificiais, gelatina, iogurte, e esquecem-se das frutas, legumes, grãos... Quando tem alimentação balanceada com folhas, legumes e grãos você tem um intestino que funciona bem.
Existe algum alimento que ameniza a cólica? Deve-se evitar algum?
Aqueles que não são recomendados são à base de cafeína, café, refrigerantes de cola, chá preto que podem deixar a criança agitada. Se  acriança apresentar alergia a algum alimento pela amamentação, ou apresentar sangramento nas fezes, pode se suspeitar que o leite que a mãe está tomando está ocasionando a cólica na criança. Para a criança em si, é recomendado que evite iogurtes, refrigerantes, chips (salgadinho), ketchup e demais alimentações artificiais industrializadas. Na verdade temos que voltar ao tempo de arroz, feijão, carne e água.
No caso de engasgamento são válido os tapinhas nas costas?
Na internet existem várias manobras corretas para desengasgar. A princípio, uma criança pequena você deve virá-la de ponta cabeça e dar tapinhas nas costas ou então empurrar a barriga. Nunca enfiar a mão na boca e tentar tirar, a não ser que consiga pegar para não afundar mais. Com crianças maiores pode virar de cabeça para baixo e apertar a barriga. Já em um adulto deve abraçá-lo por trás e apertar bem forte a barriga para que ele expulse o alimento que está engasgado.
Como identificar se a criança é hiperativa ou possui déficit de atenção?
A criança só será diagnosticada à partir dos quatro anos de idade. Até essa idade o cérebro dela não tem breck para saber o que é certo ou errado. Depois dos quatro anos se ela não tiver controle, se machuca muito, não consegue aprender na escola, ela terá problema escolar, mas hoje em dia estão querendo fazer diagnóstico muito cedo. 
É verdade que pelo menos uma vez a pessoa terá catapora? É possível adquirir a doença mais de uma vez?
A catapora você terá apenas uma vez na vida. Existem doenças parecidas, mas catapora é apenas uma vez na vida. Se você receber a vacina contra a doença você pode ter novamente, de forma mais branda.
Colocar a chupeta em água fervente serve como método de esterilização?
Sim. A primeira coisa é lavar bem antes e a água tem que ferver por, no mínimo, 15 minutos. Mas a indicação é lavar bem com água e detergente e deixar secar bem.
Uma criança gordinha é uma criança saudável?
Hoje 40% da população mundial está obesa. Obesidade possibilita diabetes, hipertensão, trigliceres, derrames, infartos, problemas de coluna, joelhos... Gordura não é sinal de saúde. Existem crianças gordinhas e sadias, mas o peso excessivo não é bom para ninguém. Tem que se fazer a dieta correta que deve começar desde o nascimento. Até os dois anos de idade com a dieta correta você evita que a criança seja obesa. Portanto isso não é verdade, assim como ser muito magrinho também não é sinônimo de saúde. Tem que estar no peso ideal.
Existe uma idade ideal para deixar os filhos na creche?
Muitas crianças, principalmente abaixo de quatro anos, estão ficando doentes por ir à creche. Por outro lado, como existem os que não têm irmãos e poucos primos. A criança pode ficar revoltada em ficar sozinha em casa com problemas psicológicos. Normalmente a idade boa é acima de dois anos. Criança gosta de ficar com criança.
A tosse e a febre têm seus fatores positivos? Existe preocupação exagerada?
A tosse é um sistema de defesa para tirar as bactérias de dentro do pulmão. A febre também; quando o organismo aumenta a temperatura, depois dos 37º, ele mata as bactérias patogênicas. Por isso são sinais de proteção e alerta. Se for algo exagerado tem que levar ao médico.
É a favor de remédios caseiros?
É preciso tomar cuidado com isso. Não sou muito adepto de medicamentos caseiros. É pouco estudado e tem muita coisa inventada. Existem chás que causam anemias e todos eles tem princípio ativo que pode causar problemas neurológicos. Tudo é um bom senso. Não pode extrapolar.
Crianças saudáveis também devem ir ao pediatra?
No primeiro ano de vida deve ir todos os meses. Depois de uma a dois anos a cada dois meses e depois dos dois anos a cada seis meses para acompanhar o crescimento.
O que seus pais faziam quando o senhor era criança e que evitaria hoje em dia?
Meu pai tinha costume de mandar limpar o prato. Era uma alimentação bem calórica. E acho que até hoje isso prejudica. A família ficou obesa e todos tem diabetes, hipertensão, enfim (risos). Nossa geração está pagando.