Representantes do projeto “Sou Alguém” e o empresário fernandopolense Índio Fernandes – doador da prenda – entregaram essa semana o prêmio de uma rifa sorteada pela entidade. O objetivo da ação era arrecadar fundos para o projeto, que visa a recuperação de crianças com deficiência por meio da “equoterapia”, e o esperado foi alcançado.
Mais de 500 números da rifa foram vendidos e dentre eles estava o do pecuarista Nelson Garrido Sanches. Segundo ele, seu objetivo era apenas ajudar a entidade, já que tomou conhecimento do trabalho que ela presta.
“Fiquei muito feliz ao saber que temos pessoas dispostas a ajudar o próximo por meio de projetos como esse. Então decidi colaborar com o pouco que podia no momento e comprei o último número da cartela. Agora estou aqui para receber o prêmio. Assim que conseguir vender o animal doarei parte da renda de volta ao projeto”, disse Nelson.
O prêmio, um mini-touro, foi doado pelo empresário Índio Fernandes com o intuito de ajudar o projeto a manter o atendimento às crianças.
“Sempre que posso eu procura ajudar as entidades de Fernandópolis, pois acredito que sem elas nossa cidade perderia muito. Nossa cidade está mudando muito. A população é cada vez mais solidária e isso me deixa muito feliz. Se todos os empresários fizerem um pouquinho só por nossas entidades tenho certeza que nossa cidade se tornará um lugar cada dia melhor para se viver”, frisou o empresário.
O PROJETO
O projeto “Sou Alguém” tem como intuito promover e desenvolver a reabilitação de pessoas portadoras de deficiência física e/ou mental através da prática de equoterapia, buscando o aumento da capacidade e potencialidade física , psíquica, educativa e social.
Em um ambiente facilitador, a equipe mobiliza o praticante a desenvolver as capacidades adaptativas das funções orgânicas e de interação social, através de informações sensoriais. O cavalo é preparado antecipadamente pelo equitador, com os devidos materiais (manta ou sela, com ou sem estribo) dependendo do quadro clínico apresentado e assim definido pelos terapeutas.
O QUE É A EQUOTERAPIA?
É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de necessidades especiais.