Deve chegar em Fernandópolis, nos próximos dias, uma iguaria no mínimo inusitada: a bala de tomate. Desenvolvida por cinco moradoras de Jales, que decidiram aproveitar 100% da safra de tomate da região, e assim, ampliar a renda familiar, o doce tem feito sucesso em diversas cidades do país e já ganhou até o apoio do SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
Criada em 2003, 11 anos depois o produto já teve um incremento nas vendas de 80%, segundo a agente de desenvolvimento do SAI - Sistema Agroindustrial Integrado – do Sebrae, Sandra Gigante.
As vendas mensais atingem hoje aproximadamente 300 quilos de balas. “O sistema é artesanal e a procura já supera a capacidade de produção”, explica Sandra.
Segundo a agente, o volume de produção aumentou à medida que as balas começaram a ser conhecidas na região. O produto foi colocado em uma vitrine de um hotel com o objetivo de atrair a atenção dos turistas. As balas são vendidas em pacotes com 15 unidades, por R$ 1,50. Além do hotel, as balas são encontradas em lanchonetes, bares e na casa das produtoras.
Para a nutricionista fernandopolense Maria Cristina Sgotti, a bala é ‘nutricionalmente’ fantástica.
“É simplesmente maravilhosa, pois o tomate é rico em licopeno e vitamina A. Porém, o forte do tomate mesmo é o licopeno, que evita o envelhecimento celular. É importante frisar que a receita possui açúcar e assim como tudo que possui açúcar deve ser consumida com moderação”, disse a nutricionista Cristina Sgotti.