PROCON divulga “lista negra” de sites de compras

Ao todo, a instituição aconselha que a população evite um número superior a 400 endereços eletrônicos

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

PROCON divulga “lista negra” de sites de compras

Com o aumento cada vez mais expressivo de compras pela internet, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo, órgão vinculado ao PROCON-SP, atualizou a página "Evite esses Sites". O objetivo da lista é evitar que os consumidores tenham problemas ao efetuar compras em sites não recomendados. No início deste mês, outras 17 páginas suspeitas foram adicionadas ao levantamento, totalizando 406 sites.

De acordo com a instituição, a recomendação é de que os consumidores verifiquem a lista antes de realizarem alguma compra pela internet, no link: http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

Dos sites que compõem a lista, a sua maioria representam vendas de produtos no atacado, tal como celulares, roupas importadas, perfumes, cosméticos, artigos eletroeletrônicos, e até mesmo apostilas para concursos. Alguns dos endereços que estão no topo da lista, e ainda estão no ar são:

oncomprascoletivas.com; aikade.com; orangemix.com.br; parigiperfumes.com.br; apetrecho.com.br; pensebarato.com.br; apostilaconcursos.com.br; perfumariacuritiba.com.br; armazemgames.com; atacadomix.com.br; baratoajato.com.br; baratomania.com.br; buscaeletro.com.br; celulardigital.com.br; capadesilicone.com.br; shopdogugu.com.br.

Em Fernandópolis, um munícipe que preferiu não se identificar por motivos de segurança, está movendo uma ação na justiça contra o site “aikade.com”. Na ocasião, o estudante H.N. comprou vários jogos de videogame, com a promessa de receber os produtos em 45 dias úteis. No entanto, já se passaram 60, e nada de receber os produtos.

É importante ressaltar que, na “lista negra” do PROCON consta o CNPJ de todos os sites já reclamados, possibilitando ao consumidor tomar ações na justiça caso for lesado.