"Compro aqui, moro aqui" substitui o antigo modelo, de ceder cupons de papel para clientes em troca de consumo de produtos e serviços
A ACIF – Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis anunciou o novo sistema de campanhas do comércio local. O lançamento do novo modelo, denominado “moro aqui, compro aqui”, aconteceu na manhã desta terça-feira, 29, no Teatro Municipal Merciol Viscardi, em razão das reformas nas estruturas do prédio da associação.
Segundo o presidente da ACIF, Carlos Takeo Sugui, a necessidade do novo formato de campanhas se deu principalmente pela ausência de informações aos lojistas, referente aos seus próprios clientes. O projeto foi desenhado, estudado, pontilhado e elaborado após a empresa responsável pela assessoria de comunicação da associação levantar, durante um ano e dois meses, as principais críticas e elogias dos próprios consumidores fernandopolenses em relação à eficiência do comércio, e consequentemente das campanhas da cidade.
“O perfil do consumidor vem mudando, hoje em dia temos um concorrente muito forte dentro de casa, que é a internet”, disse Sugui. Ainda segundo o presidente, o sistema de cartões de crédito retém as informações do comprador, que faltam para aperfeiçoar o direcionamento de vendas do comércio, o que motivou a inovação do sistema.
De certa forma, o novo sistema devolverá aos comerciantes, um completo banco de dados dos clientes que compram no comércio.
O NOVO FORMATO
O famoso cupom de papel será, ou melhor, já foi extinto. Segundo a pesquisa, cerca de um milhão de cupons eram gerados por ano, e 46% desse total não era armazenado nas urnas. “Na correria do dia a dia, o cliente pega o cupom e não preenche na hora; ou vai parar no porta-luvas do carro, na estante, na gaveta, ou pior, nas ruas”.
Sendo assim, no novo formato, o cliente será cadastrado instantânea e digitalmente. O cadastro leva cerca de um minuto, tempo para preencher os já conhecidos campos de RG, CPF, endereço, CEP, telefones de contato, e e-mail.
Quando o cliente atingir uma quantia consumida, ele terá direito a um “número da sorte”, ou cupom eletrônico. O cliente receberá, por SMS ou por e-mail, informações como: quantos “números da sorte” possui, quanto saldo é necessário para obter mais um destes cupons na loja que costuma comprar, quando será o sorteio, quais serão os prêmios, etc. Tudo a um clique do administrador da loja, possibilitado pela praticidade da nova ferramenta de trabalho.
Para o comerciante, a vantagem é que, a um clique, ele terá acesso a um mapa detalhado, de quais bairros de Fernandópolis a loja possui mais clientes, subdivididos pela quantidade de valores consumidos. Em outras palavras, o comerciante poderá ver onde, qual classe social e que tipo de produto lucra mais, e que menos rende. Com esses dados em mãos, as campanhas tendem a ficarem mais vantajosas para os clientes de cada loja. É importante ressaltar que consumidores da microrregião também poderão ser cadastrados no sistema, e serão integrados ao mapa, possibilitando ao empreendedor uma visão “extra Fernandópolis”.
OS PRÊMIOS
A campanha “moro aqui, compro aqui” terá início no dia 27 de outubro, e irá até a data do sorteio, dia 3 de janeiro de 2015. Serão sorteadas três motos 125 cilindradas, 0 km. As motos ficarão terão uma agenda, e ficarão expostas nas lojas do comércio para fomentar os consumidores. Os sorteios serão realizados eletronicamente, em praça pública, pela manhã do ultimo dia da promoção.
No entanto, a principal reclamação dos lojistas filiados à associação, é de que os cupons contemplados eram sempre de supermercados, devido ao alto número de fluxo de clientes, se comparado com as lojas de produtos e serviços. Portanto, as lojas terão o aval para realizar sorteios para os próprios clientes, em parceria com os fornecedores. Poderão ser feitos sorteios de vale-compras, por exemplo. Assim, o consumidor poderá ser contemplado com o prêmio principal da campanha (uma das três motos), ou com os prêmios de cada loja.
Os membros representantes da ACIF farão visitar individuais a todos os comerciantes para explanarem melhor todos os detalhes, como preços para abranger o sistema e preços a disponibilizar para os clientes em troca de cupons, para que a campanha seja aproveitada da maneira como planejada: boa para o comerciante a para o consumidor de Fernandópolis.