Família de Fernandópolis é tema de peça teatral

Inspirado em José Evaristo, ou “Zevaristo”, pai de moradoras de Fernandópolis, peça passa por vários teatros do Estado

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Família de Fernandópolis é tema de peça teatral

Nesta ultima semana, o ator Clésio Roque Tardelli esteve em Fernandópolis, para anunciar sua peça. Sem pretensões, o ator entrou em contato com CIDADÃO para fazer divulgação de seu trabalho. Foi quando, para surpresa dos fernandopolenses, a peça da qual Clésio se refere é sobre uma família da cidade.

As irmãs e moradoras de Fernandópolis, Divelena e Gildelena Villas Boas Martins, são filhas de José Evaristo, personagem que ficou famoso na região de Caconde, interior de SP, e que dá nome à peça. José tinha uma venda no antigo bairro “Quebra Machado”, local que hoje é inundado pela represa da cidade. De nacionalidade portuguesa, a venda ficou famosa por ter um dono que tinha muitas histórias para contar, acalentadas por humor, e rendeu até um livro, “A Venda do Zevaristo”, escrito pelo próprio Clésio.

Por fim, Tardelli, hoje ator e escritor, é neto de José Evaristo, e não vê suas entes queridas fernandopolenses, filhas do português, há exatos 40 anos. “Eu aceitei apresentar a peça aqui justamente para fazer uma surpresa para elas”, contou, se referindo às irmãs Gildelena e Divelena.

Do outro lado, Gildelena afirmou que Clésio também terá uma surpresa, no dia em que vir apresentar sua peça em Fernandópolis, nos dias 15 (sexta) e 16 (sábado) de agosto.

Clésio esteve na redação de CIDADÃO acompanhado pelo secretário de cultura Vicente Renesto. De certa forma, parecia que os dois se conheciam a décadas, a ponto que uma “disputa de piadas” tomou o lugar da divulgação da própria peça. Renesto anunciou que os ingressos da peça serão vendidos a R$15 antecipados, e R$20 na portaria. Os interessados em prestigiar a peça, que será apresentado no Teatro Municipal Merciol Viscardi, podem ser adquiridos na Secretaria de Cultura, na Avenida Milton Terra Verdi, nº 420.

A PEÇA

Já são mais de 22 anos em que Clésio e sua esposa Wilma Tardelli atuam juntos no show “Zevaristo & Convidados”. A peça percorre a região de Poços de Caldas inteira, assim como várias outras.

Na primeira parte do show (25 minutos), o humorista, que também é músico, faz uma viagem a Portugal, onde conta piadas de ótimo nível, pontilhadas de belas canções lusitanas, acompanhadas de viola (imitando a guitarra portuguesa) e violão. Em apenas um minuto, muda-se o cenário e entra “Zevaristo”, com seus “causos” impagáveis, arrancando risos e interagindo com a plateia.
 
Segundo uma crítica sobre a peça, o humor do “Zevaristo” não é apelativo. É do tipo que até crianças a partir de 12 anos podem estar assistindo. Quando se fala em shows de humor, muita gente pergunta se o artista é de que programa humorístico da televisão. Na realidade, os artistas não tem necessariamente que fazer parte de grandes espetáculos humorísticos e de televisão. Muito pelo contrário, não é possível encontrar um programa de televisão que não tenha uma parte apelativa.
É possível enxergar no “Zevaristo”, além da sua simplicidade, um importante trabalho de valorização dos artistas da região. Artista algum precisa fazer parte da “Praça é Nossa”, fazer parte de uma grande emissora de televisão, pra se ter sucesso. Basta simplesmente agradar o público. Ainda segundo análises da peça, “Clésio é essa incrível figura caipira que faz todos gargalharem com seus “causos”; ouvi-lo cantar é tudo de bom, é ir a Portugal sem viajar para lá”.