Polícia Civil dá dicas sobre emissão e “renovação” de RG

Não existem campanhas de incentivo para pais emitirem RG de seus filhos logo após o nascimento, o que pode explicar a baixa demanda

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Polícia Civil dá dicas sobre emissão e “renovação” de RG

Poucas pessoas sabem, mas é possível, inclusive recomendável, que o RG de crianças recém-nascidas seja emitido logo ao saírem da maternidade. Em um caso extremo, como por exemplo de um sequestro de um recém nascido, a criança será dada como desaparecida até o momento de sua vida em que ela for tirar o documento de identidade. No momento do registro, ela será prontamente reconhecida e localizada pelo banco de dados da polícia civil.

Tudo isso devido às impressões digitais, que se formam quando a criança ainda está na barriga da mãe, no sexto mês de gestação, e não mudam nunca mais.  Essa dica foi publicada pela Policia Civil de Minas Gerais, e foi compartilhada em massa, de maneira a surpreender muitos pais, que não sabiam da informação.

A policial civil fernandopolense, Dilei Bortulaia da Silva, afirmou que apesar de este tipo de caso não ser comum em nossa região, é extremamente importante não deixar a emissão do RG de crianças para mais tarde. “Em Fernandópolis, quase nenhum casal emite o RG do filho assim que ele nasce. A maioria dos pais providencia o RG dos filhos no ato da matrícula escolar, por volta dos quatro ou cinco anos de idade”.

Bortulaia também alertou sobre o caso da “renovação do RG”. Na verdade, isso é uma recomendação da polícia civil, onde após a data da emissão, o portador do documento faça uma atualização da foto, de dez em dez anos. O processo é simples (o mesmo de emitir o RG pela primeira vez). É importante ressaltar que a numeração do documento não muda.  Isso é uma norma, da qual é necessária seguir, caso queira reconhecer documentação em cartório, emitir passaporte, selar matrimônio, etc.

Vamos supor que um casal de pais emita o RG de um filho logo após o nascimento. Não seria viável a criança usar a mesma foto de seu documento de identidade aos 23 anos de idade, concorda? O mesmo vale para quem tirou a foto da identidade com 12 anos de idade, e use a mesma com 30. Então, ratificando, não existe uma data de validade para o RG, mas uma recomendação de atualização da foto, uma vez a cada dez anos.

Isso são dicas básicas do que parece ser simples, mas que na verdade são de uma enorme importância para a vida básica dos cidadãos.