Criada em Fernandópolis, publicitária conta sobre sua experiência profissional com o jogador Neymar

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Criada em Fernandópolis, publicitária conta sobre sua experiência profissional com o jogador Neymar

Filha de Ronaldo César Cardoso e Ivone Basílio Cardoso, casal que mora em Fernandópolis desde 1986, Tatiana Basílio Cardoso, 35, veio de Campinas para Fernandópolis com seus pais ainda pequena. Hoje, Tatiana é formada em Publicidade e Propaganda pela Esamc Campinas desde 2005, e hoje trabalha em uma das maiores agências de propaganda do mundo, a "Talent".

CIDADÃO conversou com ela sobre o projeto em que ela participou em uma parceria entre o banco Santander e o atacante do Barcelona, Neymar Jr. Tatiana também falou sobre a Espanha e a receptibilidade dos colonizadores de nossos vizinhos, e sobre perspectivas de quem quer arriscar sair do interior para estudar e viver na capital.

“Sempre quis morar numa cidade grande, tinha muita vontade de conhecer o cotidiano da vida cosmopolita. Ter acesso a opções diferentes e conhecer pessoas novas. Apesar da correria do dia a dia, gosto muito do ritmo de São Paulo”, diz Tatiana, que decidiu se mudar de Fernandópolis para estudar fora e ganhar a vida. 

Para quem queria ser médica, Tatiana diz que não se arrepende em ter cursado Publicidade e Propaganda: “por fim acabei me apaixonando pelo curso”, afirmou.

AFINAL, QUE PROJETO FOI ESSE?

A "Talent" tem em sua história grandes campanhas como “Não é assim, uma Brastemp...”, “Pergunta lá no Posto Ipiranga” da Rede Ipiranga, “Ih limitado” da Embratel, “Tipo Net” para a Net e claro, e as campanhas do Banco Santander, que é o cliente de Tatiana.

Recentemente o Santander, que é um dos principais patrocinadores esportivos do mundo, lançou uma campanha para fortalecer seu vínculo com o futebol, chamada “A Voz da Torcida”. Tatiana conta que este projeto nasceu no ano passado, tendo como principal objetivo dar foco (e voz, literalmente) ao torcedor, que é o real protagonista de todo o espetáculo feito para o futebol.

“No início, íamos com uma equipe de filmagem a estádios, bares e concentrações colocando à disposição dos torcedores um microfone e uma câmera para que enviassem suas mensagens, grito de guerra ao seu time de coração, aos amigos torcedores, ou até aquela mensagem de força aos seus jogadores preferidos. O objetivo era reverberar a voz dos torcedores”. O projeto foi um sucesso em 2013 e por isto acabou crescendo. Este ano, além dos vídeos com as torcidas a campanha também aderiu a ações com Neymar Jr.

Para a gravação desta ação com o jogador, foi necessário deslocar a equipe da agência para Barcelona, na Espanha, e lá estava Tatiana, trabalhando nos bastidores de toda a ação. No vídeo especial da campanha com Neymar, torcedores brasileiros e espanhóis, de várias idades, mandam mensagens para o craque olhando para uma câmera, quando de repente, Neymar surge atrás dos fãs, totalmente de surpresa, deixando alguns sem reação, fazendo outros rirem e até chorarem. Você leitor, se quiser ver o vídeo, basta digitar “[Especial com Neymar Jr] – A Voz da Torcida”, no site YouTube.

Ao final da gravação, que exige muito trabalho e concentração, com tempo curto e restrito, Tatiana ainda soube usar o jeitinho brasileiro para aproveitar os momentos na cidade de Barcelona. “Além da beleza e diversidade arquitetônica, outras coisas que chamam muito a atenção por serem encantadoras: a simpatia e receptividades dos espanhóis, o orgulho que eles têm de sua história (vê-se a bandeira da Catalunha em muitas janelas), e claro, a gastronomia local”. Sobre a recepção, nada do que reclamar dos “catalães”.

“Barcelona é uma cidade grande, bastante arborizada, quase toda plana. Com grandes e largas avenidas, quase todas com faixa separada para bicicletas e espaço largo para pedestres. Por lá as pessoas andam bastante a pé ou de bicicleta”, complementou a jovem.

Por fim, Tatiana percebeu nos bastidores das gravações, e também em um bate papo online (HangOut) realizado pela campanha, que Neymar estava totalmente confiante e com vontade de trazer o hexa para o Brasil. E claro, Tatiana não deixa de ser um exemplo para aqueles que sonham em um dia ter uma carreira de vitórias, provando que o fato de ser criado no interior não é nenhum empecilho na caminhada para o sucesso.