Projeto “Horta Esperança” mobiliza comunidade em Fernandópolis

Ação beneficiará duas entidades: Associação Comunitária Maria João de Deus e a Caravana Benedita Fernandes

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Projeto “Horta Esperança” mobiliza comunidade em Fernandópolis

O projeto “Horta Esperança” está mobilizando a comunidade de Fernandópolis em uma ação solidária que une produção de alimentos, apoio social e geração de renda. A iniciativa é da Associação de Produtores Urbanos de Fernandópolis, formada por famílias do Bairro Ipanema, e tem como objetivo atender duas importantes entidades locais: a Associação Comunitária Maria João de Deus e a Caravana Benedita Fernandes.

Juntas, as entidades atendem cerca de 350 pessoas, que serão beneficiadas com a doação de verduras produzidas pela associação. Além de contribuir com a segurança alimentar das famílias assistidas, a ação também ajuda a gerar renda para os produtores urbanos envolvidos no projeto.

Em entrevista ao programa Rotativa no Ar (veja vídeo abaixo), o presidente da Associação, o engenheiro agrônomo Douglas Costa Martins, explicou que a campanha busca incentivar a população a colaborar por meio da doação simbólica de um maço de verdura, no valor de R$ 4. As contribuições podem ser feitas via PIX, utilizando a chave correspondente ao CNPJ da associação: 50.647.168/0001-50.

Até o momento, a campanha já arrecadou recursos suficientes para a doação de 150 maços de verdura, mas a meta é alcançar 350 maços até o próximo dia 20, sábado, garantindo o atendimento de todas as famílias assistidas pelas entidades parceiras.

A Associação de Produtores Urbanos de Fernandópolis surgiu a partir de um projeto anterior, o “Hortas Urbanas”, desenvolvido em parceria entre a Credicitrus e a Associação Comunitária Maria João de Deus. Atualmente, a associação atua com famílias do Jardim Ipanema, mantendo parcerias com a Universidade Brasil e o Sindicato Rural. Entre as ações desenvolvidas estão o plantio de mandioca na área do linhão que corta o bairro e a manutenção de uma horta comunitária em uma chácara próxima ao bairro Caxí, cedida para uso da associação, onde são produzidos alface, almeirão, cheiro-verde, rúcula, além de jiló, beringela, entre outras.

A iniciativa reforça a importância da agricultura urbana como ferramenta de inclusão social, solidariedade e desenvolvimento comunitário em Fernandópolis.

Veja abaixo, o vídeo com a entrevista com o presidente da Associação dos Produtores Urbanos de Fernandópolis, ouglas Costa Martins: