Às vésperas do ano eleitoral, 95,4% dos eleitores de Fernandópolis já têm biometria cadastrada

Mais de 2 mil eleitores ainda não fizeram a coleta das impressões digitais na cidade

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Às vésperas do ano eleitoral, 95,4% dos eleitores de Fernandópolis já têm biometria cadastrada

Mais de 46,9 mil eleitores já tiveram as impressões digitais coletadas pela Justiça Eleitoral em Fernandópolis. A quantidade corresponde a 95,4% do total de 49.211 eleitores cadastrados no município. Esse índice é maior que o estadual, que está em 87%. No entanto, 2.217 eleitores (4,5%) ainda não realizaram a coleta biométrica no Cartório Eleitoral.

Em nota, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) orienta os eleitores que ainda não fizeram o procedimento a realizarem o agendamento antes de se dirigirem ao cartório.

“A coleta das impressões digitais e da foto é realizada durante o atendimento presencial para quem vai tirar o título pela primeira vez ou necessita de outros serviços, como atualização de dados e transferência de domicílio eleitoral, e ainda não tem as digitais inseridas no sistema eletrônico de votação”, diz a nota.

Após agendar no site do TRE-SP, basta comparecer ao cartório no dia e horário marcados. O eleitor deve levar um documento oficial com foto e comprovante de residência. Pessoas que já têm a biometria cadastrada só precisam realizar nova coleta caso o procedimento tenha sido feito há mais de 10 anos ou exista algum problema nos dados registrados no sistema.

O cadastramento biométrico tem reduzido o número de eleitores na cidade, que já chegou a ultrapassar 50 mil.

Nas eleições de 2024, por exemplo, Fernandópolis tinha 50.694 eleitores cadastrados. Desses, 46,2 mil (91,2%) com biometria e 4,4 mil 9 (8,8%) sem biometria.

Outro dado sobre o eleitorado do município: a diferença entre mulheres e homens tem aumentado. Atualmente, 54% dos eleitores são mulheres e 46% são homens.