Ação visa capacitar funcionários de estabelecimentos para o atendimento a mulheres em situação de risco
Evento nesta quinta-feira, 27, marca o lançamento do protocolo “Não se Cale” de proteção às mulheres. O evento denominado “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres acontece no The Villa, às 14 horas e contará com a participação da Secretária de Política para Mulheres Valéria Bolsonaro.
Nesta edição de Fernandópolis, o ciclo de palestras terá como tema “Fim da Violência Digital”, destacando os principais desafios enfrentados no ambiente virtual e estratégias de combate às agressões online direcionadas às mulheres.
Em entrevista ao programa Rotativa no Ar, o secretário Municipal de Saúde José Martins, a enfermeira do programa Saúde da Mulher e a assessora técnica da Secretaria Estadual da Mulher Neusa Vieira falaram sobre o evento (veja vídeo abaixo).
Desde que tomou conhecimento do protocolo, o secretário municipal de Saúde, José Martins, tem dado apoio à causa, promovendo encontros com diversas instituições e parceiros da cidade. Prefeituras, Secretarias Municipais (Assistência Social, Educação), Conselho Tutelar, SAMU, Polícia Militar, Santa Casa, faculdades, associações comerciais, entre outros, têm se unido em torno da sensibilização e capacitação de todos os setores, com o objetivo de criar uma rede de proteção para as mulheres no município. Uma das metas é conquistar o Selo Cidade Segura, que certifica que todos os segmentos da sociedade, tanto pública quanto privada, estão preparados para promover ambientes acolhedores.
O trabalho prevê a criação de um Protocolo Municipal específico, que irá estabelecer um fluxo de atendimento para os profissionais e para as mulheres em situação de risco, reunindo informações sobre os serviços e a rede de apoio existente em Fernandópolis.