Decisão foi tomada pela Câmara por 7x0
A Câmara Municipal de Macedônia decidiu, em sessão extraordinária realizada na manhã desta terça-feira (11), pela cassação do mandato do vereador Anderson Luiz Ventura da Silva, conhecido como Piá. Não é a primeira vez que o parlamentar, empossado em janeiro, tem o mandato cassado.
A cassação, desta vez, decorre de uma denúncia apresentada por um servidor da própria Câmara, segundo a qual o vereador teria utilizado áudios de ligações telefônicas interceptadas ou gravadas de forma irregular, sem a devida autorização judicial.
Durante a sessão, o vereador usou a tribuna para fazer sua própria defesa e afirmou acreditar na “Justiça Divina e na Justiça da Terra” para retomar o lugar na Câmara que, segundo ele, lhe foi outorgado pelo voto popular.
O relatório da Comissão Processante nº 04/2025 concluiu pela existência de conduta incompatível com o decoro parlamentar e recomendou a cassação do mandato. A decisão foi aprovada por unanimidade dos vereadores presentes — 7 votos a 0.
O presidente da Câmara, Rodrigo Marcomini dos Reis, declarou oficialmente cassado o mandato do vereador. Dois vereadores estiveram ausentes da sessão.