Empreendimentos recebeu investimento de R$ 50 milhões da Rumo Logística
Com investimento de R$ 50 milhões, a Rumo Logística, operadora da ferrovia Malha Paulista, inaugurou em parceria com a Prefeitura de Fernandópolis dois viadutos que eliminam cruzamentos críticos na área urbana do município. As obras homenageiam Antonio Faria e Masayuki Okuma, que dão nome aos viadutos localizados na Estrada do Coqueiro e na Rodovia Vicinal Carlos Gandolfi, respectivamente.
O prefeito de Fernandópolis, João Paulo Cantarella, comandou a cerimônia, ao lado da Primeira Dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fabiana Cantarella e do vice-prefeito Marcos Mazeti e sua companheira Adriana Macedo.
Vários vereadores compareceram, além dos secretários municipais, representantes de deputados e autoridades civis e militares. O Secretário Municipal de Obras Mateus Paulique representou a assessoria do prefeito.
A primeira obra inaugurada foi o “Antônio Faria”, na presença de quatro dos filhos do homenageado: Vanusa, Vanuê, Weder Tito e Clério. O prefeito João Paulo Cantarella, depois de agradecer aos representantes da Rumo (Marcelo Rodrigues, Célio de Paula Sales e Silvia Zanchetta) e ao Dr. Álvaro Simões da Conceição Neto, diretor de Outorgas Ferroviárias do Ministério dos Transportes, saudou a família Faria “por tudo que representam para a nossa cidade”.
O homenageado, Antonio Faria, era filho de Jerônino e Julia Marsola Faria e foi casado com Cleuza Natalina da Silva Faria, com quem construiu uma família marcada por amor e união. Foi pai dedicado de Vanusa Regina Faria, Vanué Antonio da Silva Faria, Weder Tito da Silva Faria, Cleber da Silva Faria e Clério da Silva Faria.
Antonio Faria faleceu jovem, em 16 de dezembro de 1980, mas deixou um legado de valores e exemplos que seguem vivos em seus filhos, netos e bisnetos. Durante a homenagem, seu filho Vanué destacou a importância do reconhecimento ao pai.
A segunda inauguração foi a do Viaduto Masayuki Okuma, no cruzamento com a Vicinal Carlos Gandolfi, estrada que dá acesso ao município de São João das Duas Pontes. A família Okuma compareceu em grande número à solenidade (até Lucas, de 10 meses de idade, bisneto do homenageado, estava presente). Também Edson e Roberto, filhos de Masayuki que administram o entreposto da família em Campinas, vieram para a homenagem.
O empresário rural Paulo Okuma, filho do homenageado, afirmou que a obra atende a um antigo clamor da população. Ele agradeceu pela homenagem ao pai, que agora dá nome ao pontilhão, e chamou ao palco os familiares e moradores do Bairro Rural Lageado.
Paulinho falou também do pai, “um desbravador, que trabalhou nessas terras quando tudo por aqui era mato”. Nascido no Japão, Masayuki Okuma chegou ao Brasil em 1945. Popularmente conhecido como Paulo Okuma, encontrou em Fernandópolis — então chamada Vila Pereira — o lugar ideal para recomeçar sua vida.
Em 1950, quando a região do córrego do Jaguará ainda era coberta por mata fechada, ele teve a coragem de desbravar aquele território. Ali construiu sua moradia e, ao lado da esposa Tomiko Koga Okuma, formou uma família numerosa, com oito filhos.
Desde os primeiros anos, dedicou-se à agropecuária, cultivando algodão, milho, arroz e café, além de criar gado. Após a geada de 1975, que devastou os cafezais da família, Masayuki decidiu investir em citricultura, tornando-se um dos pioneiros da produção de frutas cítricas na região.
ANEL VIÁRIO
Segundo Rodrigo Verardino de Stéfani, gerente executivo de Relações Institucionais e Governamentais da Rumo, as obras entregues atendem diretamente às demandas da comunidade local. “São entregas que reforçam o compromisso da Rumo com a segurança da população. Fernandópolis faz parte do principal corredor logístico de exportação do país, e os empreendimentos vêm para solucionar de forma definitiva os desafios de mobilidade urbana na região”, afirma.
O prefeito Cantarella concorda: “essas obras representam um grande avanço para Fernandópolis. Elas valorizam a região, retiram o tráfego pesado do centro, melhoram a mobilidade urbana, e, principalmente, impulsionam o crescimento e o desenvolvimento do município”.