Serviço inclui coleta de lixo domiciliar, coleta seletiva, transporte, triagem, destinação e disposição final ambientalmente adequada
A Prefeitura de Fernandópolis publicou nesta terça-feira, 14, o edital de concorrência pública para contratação de uma empresa especializada em gerenciamento municipal de resíduos sólidos urbanos. O contrato, estimado em R$ 71,4 milhões para um período de 60 meses (cinco anos), média de R$ 14,2 milhões por ano.
O serviço prevê uma ampla gama de responsabilidades, incluindo a coleta de lixo domiciliar e seletiva, transporte, triagem, destinação e disposição final ambientalmente adequada dos resíduos. A empresa contratada também será responsável pela coleta de resíduos sólidos domiciliares, comerciais e industriais com características residenciais, além da instalação de lixeiras em vias públicas conforme demanda da Administração Municipal.
O contrato inclui ainda a coleta de lixo na zona rural, em pontos específicos com uso de contêineres para o acondicionamento dos resíduos, e a disposição final dos materiais em aterro sanitário devidamente licenciado.
Segundo a Prefeitura, o maior volume de trabalho está concentrado na coleta de lixo domiciliar, que atualmente gera cerca de 1,8 mil toneladas por mês. O serviço é atualmente prestado pela empresa Proposta, vencedora da última concorrência realizada em 2020.
A abertura dos envelopes da nova concorrência está marcada para o dia 7 de novembro, às 8h30.
Quando assumiu a prefeitura em janeiro, o prefeito João Paulo Cantarella encontrou uma concorrência para a coleta de lixo em andamento, aberta pelo seu antecessor, André Pessuto, nos últimos dias da gestão.
Antes do prazo de abertura das propostas, Cantarella suspendeu o processo licitatório atendendo decisão do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
O novo edital contém 149 páginas estabelecendo todos os critérios e requisitos para a contratação do serviço que é essencial para a população.