Homem foi autuado em R$ 4,5 mil por tráfico de animais silvestre: veículo foi apreendido
Uma ação de patrulhamento de rotina realizada pelo Grupo Especial de Patrulhamento Ambiental em Área de Risco resultou na apreensão de nove papagaios-verdadeiros e na autuação de um homem por tráfico de animais silvestres. O caso foi registrado na zona rural de Catanduva na noite de segunda-feira.
A equipe realizava fiscalização preventiva pela Rodovia Comendador Pedro Monteleone (SP-351) quando suspeitou de um veículo parado à margem da pista. Durante a abordagem, a atitude do motorista levantou suspeitas, motivando uma revista no interior do carro.
No veículo, os policiais encontraram quatro filhotes de papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) escondidos em caixas de sapatos. Ao ser confrontado, o motorista confessou que aguardava um comprador para entregar as aves. Ele também admitiu ser reincidente na prática do crime e revelou que mantinha outras aves em sua residência.
Na casa do suspeito, os policiais localizaram mais cinco papagaios da mesma espécie. Ao todo, nove aves foram resgatadas.
O homem foi autuado em R$ 4,5 mil por tráfico de animais silvestres e responderá pelo crime em liberdade. O veículo utilizado no transporte foi apreendido.
As aves foram encaminhadas ao Zoobotânico de São José do Rio Preto, onde receberão avaliação e tratamento veterinário. A expectativa é que, após a recuperação, os papagaios possam ser reintroduzidos na natureza.