O caso ocorreu no final de semana em Votuporanga
Um motociclista ficou ferido após ser atingido por uma linha chilena no bairro Pacaembu, na tarde do último sábado (11). Wellington Fagundes, que trabalha como entregador, seguia para uma barbearia quando foi surpreendido pela linha cortante, comumente usada em pipas, prática que é proibida por lei.
O impacto causou um corte profundo no pescoço de Wellington, que precisou levar sete pontos. Ele também sofreu ferimentos em um dos dedos ao tentar se proteger e levou mais três pontos na mão. Moradores que presenciaram o acidente prestaram socorro e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que o encaminhou para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Após atendimento, o motociclista recebeu alta médica.
“Foi algo muito rápido, e o que eu me recordo, eu estava com a moto quando a linha pegou no meu peito. Quando eu comecei a sentir que ela estava levantando e acertando meu pescoço, eu só consegui colocar a mão. Foi onde eu peguei os pontos no dedo. Eu só coloquei a mão no pescoço e comecei a sentir o sangue caindo”, contou Wellington.
O autor do ato, que soltava pipa com linha chilena, ainda não foi identificado pelas autoridades.
Uso da linha chilena é crime
A linha chilena, considerada ainda mais perigosa que o cerol, é feita com algodão misturado a óxido de alumínio e pó de quartzo — substâncias extremamente cortantes. Seu uso, venda e transporte são considerados crimes no Brasil, com pena de três meses a um ano de prisão. A comercialização pode render multa de até R$ 17 mil.
Além da linha chilena, existem outras variantes igualmente perigosas, como a tradicional linha com cerol (feita com cola e vidro moído) e a linha indonésia (feita com náilon, carbeto de silício e cola instantânea), ambas com alto poder de corte.
As autoridades reforçam que o uso dessas linhas representa grave risco à vida, especialmente de motociclistas, ciclistas e pedestres. A população pode denunciar práticas ilegais às autoridades locais. (Com informações: Votunews)