A Polícia Civil de São José do Rio Preto prendeu oito pessoas investigadas por integrar uma organização criminosa especializada em golpes contra idosos.
A ação, realizada pelo Núcleo de Polícia Judiciária 1.2.5., também cumpriu 12 mandados de busca e apreensão em diferentes endereços da cidade. De acordo com a investigação, o grupo é apontado como responsável por mais de 30 crimes na região, envolvendo o chamado “golpe do falso presente”.
Os suspeitos abordavam pessoalmente as vítimas — na maioria idosos — e informavam que entregariam um presente, mas que seria necessário pagar uma “taxa de entrega”. Para efetuar os pagamentos, utilizavam máquinas de cartão, aplicando valores elevados de forma dissimulada. Durante a operação, foram apreendidos objetos ligados à prática criminosa, incluindo motocicleta, capacete, bolsas de entrega, máquinas de cartão e celulares.
A Polícia Civil reforçou que a ação demonstra o compromisso da instituição no combate a fraudes e na proteção da população, especialmente dos grupos mais vulneráveis. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e esclarecer todos os casos.