Descarrilamento de 30 vagões paralisa novamente a ferrovia na região

O novo descarrilamento ocorre apenas uma semana após outro acidente registrado em Araraquara

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Descarrilamento de 30 vagões paralisa novamente a ferrovia na região

Pelo menos 30 vagões de um trem da Rumo Logística descarrilaram na tarde desta quinta-feira (2), em Araraquara, espalhando carga de milho e interrompendo o tráfego ferroviário.

Ainda nesta sexta-feira, a Rumo trabalha com força tarefa para retirar os vagões e liberar a ferrovia da Malha Paulista que corta a nossa região e recebe composições da Ferronorte e Ferrovia Norte-Sul em pela safra de grãos do centro oeste.

A Rumo Logística informou que as causas do descarrilamento ainda são desconhecidas e serão devidamente apuradas junto às autoridades competentes.

Segundo técnicos que atuam no local, uma das hipóteses iniciais é de que uma falha em um dos engates tenha provocado o descarrilamento. Todos os vagões transportavam milho. As equipes trabalham na retirada da carga derramada e na recomposição da linha férrea, que ficou visivelmente danificada.

O novo descarrilamento ocorre apenas uma semana após outro acidente registrado em Araraquara. No dia 25 de setembro, um trem de carga colidiu com um caminhão em uma passagem de nível próxima à Estação do Ouro. O impacto arrastou o veículo por cerca de 200 metros e provocou o tombamento de 14 vagões, que também estavam carregados de milho.

Na ocasião, a carga se espalhou pela ferrovia e a estrutura dos trilhos ficou retorcida. Equipes da Rumo precisaram trabalhar por dias para liberar a linha e restabelecer o tráfego. As causas daquela colisão também seguem em apuração.

A sequência de acidentes em intervalo tão curto gera preocupação entre moradores da região e autoridades locais, já que a malha ferroviária é considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola. As investigações sobre ambos os casos devem apontar se houve falhas mecânicas, problemas estruturais ou falha humana.