Estrondo no noroeste paulista foi causado por aeronave supersônica da FAB

Força Aérea Brasileira confirmou treinamento militar com a aeronave na região

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Estrondo no noroeste paulista foi causado por aeronave supersônica da FAB

Um forte estrondo ouvido na manhã desta quinta-feira (25) por moradores de diversas cidades do noroeste paulista foi causado por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), segundo informou o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

De acordo com a nota oficial, o barulho foi provocado durante uma missão aérea envolvendo um caça F-39 Gripen, sob coordenação do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I).

O estrondo assustou moradores, que chegaram a deixar suas casas preocupados com a possibilidade de um terremoto ou até um acidente de grandes proporções. Nas redes sociais, muitos relataram sentir o chão tremer ou ouvir janelas balançarem.

Segundo um integrante da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), que também atua na FAB, o caça rompeu a barreira do som durante a missão — o que gerou o estrondo sônico.

Diante da incerteza inicial, o Centro de Sismologia da USP chegou a ser consultado. Em nota, o órgão esclareceu que não houve registro de nenhum evento sísmico que pudesse estar relacionado ao episódio. As estações sismográficas mais próximas da região, localizadas em Bebedouro (SP) e na Serra da Canastra (MG), não detectaram nenhum tremor no horário citado.

“As estações mais próximas da região não detectaram qualquer sinal compatível com tremores de terra. Seguimos monitorando normalmente, mas até o momento não há indícios de atividade sísmica relacionada ao relato”, informou o centro em nota.

Após a confirmação de que se tratava de um exercício militar, o clima foi de alívio entre os moradores.

A aeronave F-39 Gripen é um dos caças mais modernos da frota da FAB, capaz de atingir velocidades supersônicas. Romper a barreira do som, embora comum em treinamentos desse tipo, pode provocar estrondos audíveis a grandes distâncias.