Unidade foi inaugurada em 1965 pelo então governador Adhemar de Barros
A Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) celebra 60 anos de presença em Fernandópolis, marcando uma trajetória iniciada em 10 de setembro de 1965, com a inauguração do Armazém Silo da antiga Cagesp (Companhia de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo).
A cerimônia de inauguração contou com a presença do então governador do Estado, Adhemar de Barros. Uma placa de bronze fixada na parede do armazém até hoje registra esse momento histórico. Em 1969, a Cagesp foi incorporada à Ceasa, dando origem à Ceagesp como é conhecida atualmente.
Na época, a unidade era integrada à malha ferroviária e manteve esse vínculo até 1995, quando o ramal ferroviário foi desativado.
Com impressionante capacidade de armazenamento, o silo da unidade pode abrigar até 1.800 toneladas de grãos, com estrutura para limpeza e secagem. Já o armazém convencional possui capacidade para armazenar até 17.500 toneladas de produtos agrícolas e industrializados.
A unidade teve seu auge de operação nas décadas passadas, especialmente durante o escoamento da safra de milho, quando chegou a funcionar em três turnos para atender à alta demanda por secagem e carregamento de grãos. Em períodos de pico, filas de caminhões se estendiam por vários quilômetros, alcançando até o centro da cidade.
Em homenagem à data, o prefeito de Fernandópolis, João Paulo Cantarella, enviou ofício à diretoria da Ceagesp, parabenizando a companhia pelas seis décadas de contribuição ao desenvolvimento logístico e agrícola do município.
Ramal ferroviária que ligava armazém à ferrovia funcionou até 1995
Silos comportam até 1,8 mil toneladas de grãos
Armazém tem capacidade para 17.500 toneladas de produtos agrícolas e industrializados