Após três anos em Rio Preto, maior carnaval do interior do estado, volta para Votuporanga em 2026
Após três anos sendo realizado em São José do Rio Preto, o maior evento de Carnaval do interior paulista está de volta às suas origens. Em 2026, o OBA Festival retorna a Votuporanga, sua cidade natal, com uma proposta inovadora, solidária e estrutura ampliada. O anúncio foi feito nesta semana pela organização do evento, que confirmou uma série de mudanças estruturais e na programação.
A decisão de retornar para Votuporanga ocorre após uma parceria inédita entre o poder público e a iniciativa privada local. Segundo os organizadores, o acordo contou com a mobilização conjunta da Prefeitura de Votuporanga, Câmara dos Vereadores, do deputado estadual Carlão Pignatari, da Unifev e de empresários da cidade.
O evento será realizado no Centro de Eventos “Helder Henrique Galera”, localizado na vicinal Ângelo Comar, que passa por reformas para receber os foliões. O local contará com camarotes com banheiros próprios e capacidade ampliada, projetado para abrigar mais de 40 mil pessoas por noite.
O retorno do Oba para Votuporanga beneficia a rede hoteleira de Fernandópolis, que sempre hospedou foliões que vinham para a região. “Era o Natal da rede hoteleira”, comentou um dos empresários do setor, quando o evento foi transferido para Rio Preto.
MUDANÇAS
A grande novidade do OBA 2026 é a criação da Pista Solidária, com capacidade para até 20 mil pessoas por dia, o equivalente a metade do público diário estimado. O acesso a esse setor será gratuito, mediante a doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados a ações sociais.
A iniciativa, segundo a organização, segue a tendência de grandes festivais que apostam na democratização do entretenimento. Os detalhes sobre como será feita a troca de ingressos pela doação serão divulgados em breve.
Além da Pista Solidária, o OBA Festival manterá sua tradicional diversidade de setores:
A edição 2026 já confirmou a presença de grandes nomes da música brasileira. Entre os artistas anunciados estão: Léo Santana, Wesley Safadão, Banda Eva,Turma do Pagode, Monobloco, Kamisa 10, Dennis DJ e MC Hariel
Outra mudança importante é o novo formato: o OBA 2026 terá três dias de programação, entre sábado e segunda-feira de Carnaval, com início às 17h em cada dia. A proposta é oferecer mais tempo para que o público aproveite cada atração e tenha uma experiência completa.
A expectativa é de que o evento receba mais de 40 mil pessoas por noite, dobrando o público de edições anteriores e consolidando o OBA como um dos maiores eventos culturais do país.
“Estamos iniciando um novo ciclo, sem esquecer da nossa trajetória. Votuporanga é nossa casa e estamos preparando um evento à altura da história do OBA”, afirmou um dos organizadores.
Com o retorno às raízes e uma proposta mais acessível e inclusiva, o OBA Festival 2026 promete fazer história no Carnaval do interior paulista.