Candidatos têm até 23 de outubro para se inscrever no concurso público, que oferece salário inicial de R$ 5 mil
As inscrições para o concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), que oferece 2,2 mil vagas para o cargo de soldado de 2ª classe, começaram nesta segunda-feira (8). O processo seletivo será conduzido pela Fundação Vunesp, e os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site da instituição até o dia 23 de outubro.
O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (3). Entre os requisitos, os candidatos devem ter entre 17 e 30 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e, no caso dos homens, também com o serviço militar obrigatório. Além disso, é exigida altura mínima de 1,55 metro para mulheres e 1,60 metro para homens.
O salário inicial para o cargo é de R$ 5.055,53.
As provas poderão ser realizadas em 37 municípios do estado de São Paulo, além do Distrito Federal e de estados como Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, Goiás, Rio Grande do Sul, entre outros.
O processo seletivo será composto por diversas etapas: exame de conhecimentos, avaliação psicológica, teste de aptidão física, investigação social e análise de documentos. Os candidatos devem acompanhar todas as convocações pelo site da Vunesp ou pelo Diário Oficial. O edital recomenda atenção especial às publicações entre os dias 17 e 25 de novembro.
Os aprovados no concurso ingressarão na Escola Superior de Soldados, onde farão o curso superior de técnico de polícia. A atuação dos soldados é voltada principalmente ao policiamento ostensivo e à preservação da ordem pública, com foco na aplicação da lei e no combate a infrações penais e administrativas.