Geraldo Pedro Paschoalini
Nesse artigo quero explanar um pouco da importância do trânsito, mobilidade e logística urbana, e como tudo aquilo, a eles relacionados, contribuem para a imagem e o desenvolvimento de uma cidade.
Um trânsito educado, ordeiro, onde constatamos que, motoristas, ciclistas e pedestres respeitam às sinalizações, demonstram, que ali, às pessoas pensam no conjunto da obra, e preocupam-se pelos demais habitantes e visitantes daquele lugar!
Relaciono abaixo situações corriqueiras de nosso dia a dia:
Ø Nos semáforos, às vezes dá impressão de uma grande disputa, parece largada de formula 1, todos os condutores saem acelerando para ganhar a dianteira e o risco de acidente torna-se eminente. A sinalização de solo é muito eficaz e com menos poluição visual, mas é necessário estar bem nítida e ser respeitada pelos motoristas. Apesar das informações nas vias, as regras de preferência precisam prevalecer!
Ø Bicicletas trafegando na contramão: percebemos que falta uma legislação exemplar para os ciclistas que transitam na contramão dentro do perímetro urbano. Facilmente podemos verificar adolescentes e marmanjões, optando por situações imprudentes, arriscadas e perigosas!
Ø Guias rebaixadas para garagens: Têm bairros que não possui espaço para estacionamento na frente das casas, isso deixa a cidade feia e desorganizada, mas aí quem autorizou? Em regiões mais antigas e no centro, também percebemos frentes de onze, doze, quinze metros, com duas entradas para garagem, isso é certo? É justo? E os veículos dos clientes ou visitas, onde estacionam?
Ø Quando as calçadas não estão em condições de passeio seguro, acabamos andando no meio da rua, e isso torna-se perigoso para os transeuntes e condutores, e os acidentes ocorrem rotineiramente. Pedestres precisam respeitar sinalização, entender como proceder nas vias públicas, nas faixas, etc. Termos um comportamento adequado quando caminhamos pela cidade!
Ø Buzinas acionadas indevidamente e escapamentos barulhentos demais, isso provoca danos aos ouvidos das crianças, idosos, autistas e acamados. É preciso frear tais atitudes indesejadas e egoístas! Lembrando que não é proibido buzinar, mas é preciso decidir, quando o ato, seja realmente necessário.
Ø Lombadas bem pintadas e sinalizadas: não sou contra, acredito que em determinados e estudados locais, devem ser instaladas. No entanto, precisam estar sempre bem pintadas, sinalizadas e nas dimensões corretas para não trazer constrangimentos aos condutores e danos aos veículos. Valetas com profundidades excessivas, prejudicam demasiadamente o trânsito, provocando prejuízos para os proprietários de automotores e irritação aos munícipes e visitantes!
Como a sociedade em geral, autoridades e poderes constituídos, podem contribuir para as melhorias contínuas, das situações citadas acima:
v Campanhas educativas nas escolas, faculdades, empresas, igrejas e imprensa!
v Criar avenidas e vias expressas com trânsito fluente e seguro!
v Atualizar a legislação, com regras compatíveis com a nossa localidade
v Manutenções impecáveis, constantes e eficazes!
Trânsito organizado: é business, é acolhimento, é respeito, é educação. Portanto, traz desenvolvimento sim!!! Refletimos!!!!
----------------------------------
Geraldo Pedro Paschoalini é corretor e Perito Avaliador de Imóveis (CRECI 125525 – CNAI 12751); Economista (Corecon 34208) e Delegado Municipal do Corecon – Conselho Regional de Economia SP)