Marcha levou às ruas mensagens de conscientização, empatia e respeito às mulheres
A 2ª Marcha para Elas, evento promovido pela OAB Para Elas, com apoio da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, aconteceu no sábado, encerrando o Agosto Lilás, de conscientização e combate à violência contra a mulher, em Fernandópolis. A concentração ocorreu na Praça da Aparecida e reuniu dezenas de participantes com cartazes e balões roxos.
A marcha marcou o encerramento das ações do Agosto Lilás, campanha nacional que reforça a importância da proteção aos direitos das mulheres e do enfrentamento a todos os tipos de violência (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral).
Além de chamar a atenção da sociedade para a realidade enfrentada por muitas mulheres, o movimento também buscou informar sobre os canais de denúncia, os serviços de apoio disponíveis e os avanços garantidos pela Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006. A legislação é considerada um marco no combate à violência doméstica e familiar no Brasil.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Silmara Teixeira, esteve presente no evento e destacou a importância da mobilização coletiva. “Esta luta são todos os dias. A mobilização que ocorre hoje faz parte de uma união de forças entre o poder público, as entidades sociais e a população no geral em defesa das mulheres em situação de risco.”
Mulheres em situação de risco, assim como qualquer pessoa da sociedade civil, podem denunciar casos de violência por meio do Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou pelo 190 (Polícia Militar), que funcionam 24 horas por dia e garantem atendimento sigiloso.