Ação Civil Pública acusa o gestor de utilizar recursos públicos para financiar uma viagem recreativa à cidade turística
O Ministério Público do Estado de São Paulo ingressou com uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o atual prefeito de Meridiano, Fábio Paschoalinoto, o Rapinha (PSD). A ação é assinada pelo promotor Cleiton Luis da Silva
A Promotoria de Justiça de Fernandópolis acusa o gestor de utilizar recursos públicos para financiar uma viagem recreativa à cidade turística de Caldas Novas (GO), entre os dias 13 e 16 de maio de 2024, com objetivos eleitorais.
Segundo a ação, o passeio foi inicialmente apresentado como atividade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos voltado aos idosos do município. No entanto, apurações do MP indicam que a viagem não fazia parte de nenhuma política pública consolidada da assistência social, sendo organizada diretamente pelo gabinete do prefeito, com recursos próprios da pasta.
Além dos idosos, participaram gratuitamente da excursão o próprio prefeito, sua esposa e outros particulares sem vínculo com a administração, incluindo um ex-candidato a vereador aliado político. O custo total da viagem, conforme a Promotoria, foi de R$ 58.997,70, pagos com verba pública.
O Ministério Público afirma que o objetivo do prefeito foi autopromoção e captação de vantagens políticas em ano eleitoral, configurando desvio de finalidade e prejuízo ao erário.
O órgão pede à Justiça o ressarcimento integral dos valores, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por oito anos, multa civil e proibição de contratar com o poder público.
O caso tramita na Vara Cível da Comarca de Fernandópolis sob o número 1501574-28.2025.8.26.0189.
Rapinha era vice-prefeito, quando assumiu a prefeitura em julho de 2023, com a cassação da prefeita Marcia Adriano (Avante). Em 2024, disputou a eleição como prefeito e venceu a disputa com 1.716 votos (54%), contra o oponente Lindo (União Brasil) com 1.453 votos (45%).A redação da Rádio Difusora FM e CIDADÃOnet procurou o prefeito e foi informada que ele pretende pretende se manifestar publicamente para esclarecimentos.