Justiça condena 25 investigados da Operação Torre Eiffel; líder do grupo pega mais de 70 anos de prisão

A operação desmantelou uma quadrilha especializada em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com atuação em várias cidades da região

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Justiça condena 25 investigados da Operação Torre Eiffel; líder do grupo pega mais de 70 anos de prisão

A Justiça Estadual condenou 25 pessoas envolvidas na Operação Torre Eiffel, deflagrada pela Polícia Federal de Jales (SP) em novembro de 2023. As penas variam de 4 anos e 6 meses a 70 anos e 6 meses de reclusão, além de multas que somam até 15 mil dias-multa. O líder da organização foi o mais severamente punido.

A decisão partiu do juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Santa Fé do Sul, com base em denúncia apresentada pelo Ministério Público Estadual e em um processo que ultrapassa 20 mil páginas.

A operação desmantelou uma quadrilha especializada em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com atuação em várias cidades do interior de São Paulo, além de Santa Catarina e Minas Gerais. Segundo as investigações, o grupo movimentou cerca de R$ 50 milhões em dois anos.

Durante a ação, realizada em 28 de novembro de 2023, mais de 200 policiais federais cumpriram 40 mandados de busca e apreensão e executaram prisões preventivas e temporárias em municípios como Jales, Votuporanga, São José do Rio Preto, Piracicaba, Americana, Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste, Guarujá, Camboriú (SC) e Catuti (MG).

Além das condenações, a Justiça decretou o perdimento de bens em favor do Estado, incluindo carros de luxo, embarcações, imóveis, joias e dinheiro em espécie.

Cinco dos acusados foram absolvidos por falta de provas ou por não terem participação comprovada nos crimes. Já os réus que estavam presos preventivamente durante o processo não poderão recorrer em liberdade.