Iniciativa das Secretarias de Saúde, Cultura e Turismo tem a parceria com “Os Sonhadores”
A artista plástica Rachel Ruvieri Silveira é a mais nova integrante do projeto “Expressarte”, iniciativa das Secretarias de Saúde e de Cultura e Turismo de Fernandópolis, em parceria com o grupo “Os Sonhadores”. Com ela vem também o estudante de Psicologia Richard Gregorini. Ele é músico e será assistente da musicoterapeuta Bárbara Virginia.
Com sua contratação, está oficialmente completo o time de profissionais que irá atuar com crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Formada em Artes Plásticas e pós-graduada em Arteterapia, Rachel traz ao projeto uma abordagem terapêutica centrada na expressão artística como ferramenta de desenvolvimento humano. Especialista no método ABA (Análise do Comportamento Aplicada), voltado ao acompanhamento de pessoas com TEA, ela destaca a importância da arte como um meio de descoberta e evolução.
“A arte tem um enorme potencial investigativo. Ela ajuda tanto no desenvolvimento individual quanto em atividades em grupo, independentemente da idade. Cores, texturas, movimentos e expressões são ferramentas que usamos para facilitar o processo de autoconhecimento e crescimento”, explica Rachel.
Segundo a artista, o objetivo das oficinas é auxiliar adolescentes a estruturarem melhor sua rotina, enfrentarem desafios e potencializarem suas habilidades.
O projeto também passa a contar com o estudante de Psicologia Richard Gregorini, que atuará como assistente da musicoterapeuta Bárbara Virginia. Músico e com experiência de dois anos no CEAME (Centro de Atendimento Multidisciplinar Especializado), Richard traz ao grupo uma visão sensível sobre o papel da música no desenvolvimento cognitivo e emocional dos participantes.
“Nosso foco é estimular o protagonismo das crianças e adolescentes. A música é uma aliada poderosa nesse processo, pois atua diretamente sobre aspectos como a cognição, expressão e socialização”, afirma.
Além de contribuir com o projeto, Richard enxerga essa oportunidade como um marco importante em sua trajetória profissional:
“É um trabalho que certamente vai me trazer grande aprendizado e valor curricular. Estou muito animado em fazer parte dessa equipe”, diz.
Com a chegada de Rachel e Richard, o “Expressarte” se fortalece como uma iniciativa que une arte, saúde e inclusão, promovendo acolhimento e desenvolvimento para crianças neurodivergentes de Fernandópolis.
achel Ruvieri Silveira e Richard Gregorini.reforçam equipe do Expressarte