Programação inicia nesta quarta-feira e se estende até domingo
O Distrito de Brasitânia, pertencente ao município de Fernandópolis, está em festa nesta semana. Nesta quarta-feira, 6 de agosto, a comunidade comemora os 79 anos de fundação do distrito, criado oficialmente em 1946. Para marcar a data, a Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Comissão Municipal de Eventos, preparou uma série de atividades culturais e religiosas que se estendem até domingo, 10.
A programação terá início na noite desta quarta-feira, com a apresentação do Coro Municipal de Fernandópolis na Igreja Matriz Senhor Bom Jesus, às 21h. Já na quinta-feira, 7, quem sobe ao palco do salão de festas da paróquia é a Orquestra de Violeiros do Instituto João de Barro, às 20h30.
Na sexta-feira (8), os festejos ganham tom cívico e musical: às 20h acontece o Ato Cívico oficial e, logo após, às 21h, a Orquestra de Sopros de Fernandópolis encantará o público com um concerto especial. Haverá brinquedos gratuitos para as crianças e venda de alimentos organizada pela paróquia local.
O sábado, 9, na programação missa solene seguida da tradicional quermesse na Praça Central de Brasitânia. Além das opções gastronômicas como espetinhos, pastéis e bebidas, a noite será embalada pela música sertaneja com a dupla Paulinho & Isa, e, logo após, show com a renomada dupla Gabriel & Santiago.
As comemorações se encerram no domingo, 10, com o tradicional leilão de gado a partir das 14h — uma prática que remonta às raízes agropecuárias da região.
Brasitânia foi formada por agricultores de café e criadores de gado. Em 1945, João Guerreiro Conde e Joaquim Eleotério, proprietários no espigão do Santa Rita, disputavam o poder econômico da região e, no sentido de sacramentar a posição, lotearam parte de suas terras para edificar ali, o que seria mais tarde, o Distrito de Brasitânia, em 06/08/1946.
A primeira escola foi criada em 1952 e, posteriormente, batizada de EEPG Maria Conceição Aparecida Basso — em homenagem à primeira professora da comunidade. Outro passo fundamental foi a criação do Cartório de Registro Civil, em 31 de dezembro de 1958, cuja instalação ocorreu em maio do ano seguinte.
Hoje, Brasitânia é considerada a maior área agrícola de Fernandópolis, caracterizada por pequenas e médias propriedades. Apesar do tempo, o distrito preserva sua identidade cultural, principalmente por meio da música sertaneja, que continua viva nas tradições locais.