Caso gerou comoção social e repercussão nacional
O juiz das garantias Pedro Luiz Fernandes Nery Rafael de Araçatuba rejeitou o pedido da defesa do juiz aposentado Fernando Augusto Fontes Rodrigues Júnior, investigado pela morte da ciclista Thais Bonatti de Andrade, e decidiu manter os autos do inquérito policial abertos ao público. A decisão foi proferida nesta sexta-feira, 1º de agosto, em resposta ao requerimento apresentado pela defesa do investigado.
Na decisão, o magistrado destacou que não há justificativa legal para impor segredo de justiça ao caso, ressaltando a ampla repercussão midiática e a divulgação já existente das informações relacionadas ao investigado. “A decretação de sigilo é medida excepcional em nosso sistema. No caso em questão, não há razões para tanto”, escreveu.
A defesa alegava que o sigilo seria necessário para resguardar a integridade moral e emocional do juiz aposentado, evitar distorções na divulgação dos fatos, proteger testemunhas e garantir a isenção da apuração.
No entanto, o juiz Pedro Nery foi categórico ao afirmar que eventuais acessos indevidos ao inquérito podem ser auditados e rigorosamente apurados pelo setor de tecnologia do Tribunal de Justiça.
“Fica mantido o feito sem decretação de sigilo. No mais, não deve haver renovação da questão nos autos, para que não haja indevido tumulto. Prossigam-se as investigações, aguardando-se a oferta de relatório final ou pedido de prorrogação pela douta autoridade policial”, determinou o magistrado.
O caso envolvendo o atropelamento e morte de Thais Bonatti causou forte comoção social e ganhou repercussão nacional, impulsionando mobilizações populares por justiça e responsabilização do autor.
Amigos e familiares da ciclista que morreu após ser atropelada por um juiz aposentado no dia 24 de julho, em Araçatuba, fizeram manifestação pedindo justiça nesta sexta-feira, 01.
Eles se reuniram no bairro Vila Mendonça, em frente ao prédio onde mora o juiz aposentado Fernando Augusto Fontes Rodrigues Junior, de 61 anos. Com faixas, camisetas e cartazes, o grupo pede punições mais rígidas ao causador do atropelamento.
Thais Bonatti, de 30 anos, foi atropelada por Fernando depois que ele saiu de uma boate com uma mulher nua no banco do motorista e atingiu a ciclista nas proximidades de um supermercado, na rotatória da avenida Waldemar Alves, em Araçatuba.
A garota de programa que estava nua no colo do juiz disse, em depoimento à Polícia Civil, que tentou assumir a direção da caminhonete ao notar que ele estava visivelmente embriagado, mas foi impedida pelo motorista. (Com informações da Folha da Região/Araçatuba).