A estruturação do projeto será feito pela Caixa Federal
Fernandópolis deu um passo inovador na região ao assinar um contrato para gerenciamento da iluminação pública com implantação da tecnologia LED, por meio de uma PPP - Parceria Público-Privada. O prefeito assinou contrato de cooperação com a Caixa Federal nesta segunda-feira, 7.
A iniciativa tem como foco principal a modernização da rede de iluminação do município, garantindo maior eficiência energética, economia aos cofres públicos e mais segurança à população.
A estruturação do projeto está sendo coordenada pela Caixa Econômica Federal, que arcará com os custos iniciais da fase de diagnóstico. Essa primeira etapa envolve o levantamento da quantidade de lâmpadas existentes na cidade, além de um estudo técnico que avaliará as melhores formas de manutenção e expansão dos serviços.
Após a conclusão do diagnóstico, será realizada uma licitação por meio da Bolsa de Valores, com o objetivo de contratar uma empresa de grande porte, que será responsável pela execução, manutenção e fiscalização do serviço. Durante a concessão, serão exigidos relatórios periódicos que comprovem o cumprimento das cláusulas contratuais. Em caso de irregularidades, o contrato poderá ser rescindido.
“Com essa parceria, nós podemos retornar com qualidade para o cidadão aquilo que ele paga. Estamos firmando o contrato com credibilidade, estudando o melhor caminho, o mais correto e aquele que vai trazer melhor retorno para a população”, destacou o prefeito João Paulo Cantarella.
O contrato de concessão da PPP prevê a modernização da iluminação pública por um período de aproximadamente 15 anos. O valor total do investimento também será determinado após a conclusão do estudo técnico.
A ação é considerada um marco para o futuro do município e beneficiará toda a população, especialmente as regiões que apresentam maior demanda por atenção e segurança.
“Esse projeto abre um leque de opções. Fernandópolis se torna uma cidade modelo. Temos a possibilidade de planejar projetos futuros com essa nova rede de iluminação e modernizar nosso município. É economia, modernidade e segurança caminhando juntos”, finalizou o prefeito.
Acompanharam a assinatura do projeto os vereadores Carlos Cabral, Lucas Biazotto, Rosana Arouca e Jeferson da FEF, além de representantes da Caixa Econômica Federal e secretários municipais.