Vigas do primeiro viaduto sobre ferrovia em Fernandópolis são içadas por guindaste

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Vigas do primeiro viaduto sobre ferrovia em Fernandópolis são içadas por guindaste

Com o uso de um guindaste, a empresa Constroeste iniciou o içamento das vigas do primeiro de dois viadutos, sobre a ferrovia em Fernandópolis. O trabalho do guindaste chamou a atenção de fernandopolenses.

As vigas pré-moldadas são içadas e posicionadas com guindastes sobre a estrutura do viaduto que fará a interligação da Avenida dos Ferroviários com a Estrada do Coqueiro.

Segundo informações, essas vigas de concreto são fabricadas em etapas, com um período de cura necessário para o concreto. Guindastes com capacidade para içar grandes toneladas são usados para movimentar e posicionar as vigas. 

A Rumo Logística, que opera a ferrovia, contratou a construção de dois viadutos para eliminar o cruzamento em nível em dois trechos da ferrovia em Fernandópolis. No acesso para a Estrada do Coqueiro e no cruzamento da Vicinal Carlos Gandolfi.

A obra exige também grande movimentação de terra para o aterro nas duas áreas para acesso aos viadutos. A previsão é entregar o primeiro viaduto no segundo semestre.

As obras fazem parte de um pacote de investimentos da Rumo, resultado da renovação antecipada do contrato de concessão da Malha Paulista. A Rumo tem investido , em parceria com a prefeitura, em obras para melhorar a mobilidade urbana e eliminar conflitos entre ferrovia e transito rodoviário.