Antônio Honório do Nascimento, que ocupava o cargo em Rio Preto, deve assumir a seccional em Fernandópolis
O governo do Estado promove mudanças na estrutura da Polícia Civil na região. O delegado seccional de Fernandópolis, Everson Contelli, é transferido para a Seccional de Rio Preto, substituindo o delegado Antônio Honório do Nascimento que deve assumir Fernandópolis.
A portaria de nomeação de Contelli na Seccional de Rio Preto foi publicada na edição desta quarta-feira, 18, do Diário Oficial do Estado.
Contelli, especialista em cibersegurança vai comandar uma Delegacia Seccional, responsável por 31 cidades da região.
Doutor e mestre em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, Contelli assumiu a delegacia seccional de Fernandópolis em setembro de 2023 e passou a coordenador projetos como o “CyberConnect”, que consiste no uso de novas ferramentas de tecnologia para investigação de crimes cibernéticos; Humanidade 21, para identificação de mortos desconhecidos; e ModuLar que, a partir da análise de casos de feminicídio e órfãos do feminicídio, propõe políticas públicas de proteção às mulheres.
“O crime está migrando. Praticamente todos os casos de estelionato, extorsão e furtos mediante fraude estão sendo praticados ambiente virtual. Levantamento recente da Polícia Civil mostra que os crimes cibernéticos movimentam mais de R$ 100 milhões por ano na região de Rio Preto”, disse Contelli em entrevista ao Diário da Região.
Contelli afirma que a Secretaria de Segurança Pública fez investimentos robustos em tecnologia, visando não apenas a identificação e a punição de criminosos, mas também a “recuperação de ativos”, por meio de mecanismos inteligentes que rastreiam o patrimônio dos criminosos, com o objetivo de ressarcir as vítimas.
“O que há de mais moderno em Israel temos no estado de São Paulo. Soma-se a isso o reforço no efetivo, com novos policiais que chegam treinados para a nova realidade de crimes virtuais”, acrescenta. O novo seccional não descarta realizar mudanças nas chefias de delegacias e afirma que pretende fortalecer o trabalho desenvolvido nas Delegacias de Defesa da Mulher.
O delegado Antônio Honório Nascimento deve assumir a Delegacia Seccional de Fernandópolis, em substituição a Contelli, mas a designação do novo posto ainda não foi publicada oficialmente.
Dr. Nascimento, como é conhecido nos meios policiais, atua na região desde 1986, quando iniciou sua trajetória como carcereiro penitenciário, em Rio Preto, passando também pela função de escrituário. Hoje, soma 39 anos de experiência na Polícia Civil como delegado.
À frente da Seccional de Rio Preto nos últimos dois anos, sua gestão foi marcada pelo aumento nos índices de esclarecimento de crimes de autoria desconhecida, prisões em flagrante, apreensões de armas e entorpecentes, além de diversas operações em toda a região para combater diferentes tipos de crimes — inclusive jogos de azar. Ele sempre atuou de forma próxima às equipes, sendo reconhecido pelo envolvimento operacional, atenção com os servidores e postura acolhedora no ambiente de trabalho.
Delegado Dr. Nascimento deve assumir a Delegacia Seccional de Fernandópolis