Solenidade marca a formatura de 62 novos soldados pelo 16º BPMI

Novos soldados desfilaram para autoridades e familiares na Avenida Líbero de Almeida Silvares

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Solenidade marca a formatura de  62 novos soldados pelo 16º BPMI

O 16º Batalhão da Polícia Militar de Fernandópolis realizou na manhã desta terça-feira, 10, solenidade para a formatura de 62 soldados de segunda classe. Os novos policiais desfilaram pela Avenida Libero de Almeida Silvares e serão agora incorporados à corporação.

A solenidade foi acompanhada pelo comandante do CPI-5  Coronel PM Nilson Cesar Pereira e pelo comandante interino do 16º BPMI tenente Coronel PM Érick Matheus Reishtatter, prefeito João Paulo Cantarella, o vice-prefeito Marcos Mazeti, o secretário municipal de Trânsito e Transportes Paulo Zagolin, o Tenente-Coronel Ivan Belentani, presidente da Câmara Daniel Arroio, assessor do deputado Estadual Danilo Campetti, Hudson de Oliveira além de familiares dos formandos.

Durante a cerimônia, o prefeito João Paulo Cantarella destacou a importância da parceria entre o poder público e a Polícia Militar. “É dever da administração pública ser parceira da Polícia Militar. Nosso município está entre os mais seguros do Estado graças ao trabalho que vocês realizam. Muito sucesso a todos,” afirmou o prefeito.

Já o Coronel Nilson Cesar Pereira ressaltou o significado da farda e os valores que ela representa. “Ao vestir essa farda, vocês passam a representar uma história. Estão aqui para prestar um serviço de excelência à sociedade paulista.”

O Tenente-Coronel Reishtatter também se dirigiu aos formandos e destacou os valores para a carreira militar. “Honra, dever, lealdade e coragem são os pilares que devem guiar todas as ações e decisões de vocês ao longo da vida militar, garantindo o respeito da sociedade e o cumprimento exemplar da missão de proteger a população.”

Em todo o Estado foram formados 1.825 soldados da Polícia Militar que passarão a atuar em todas as regiões do estado para reforçar o policiamento preventivo. Os soldados serão redistribuídos nos Comandos de Policiamento de todo o estado, conforme o planejamento técnico definido pela Polícia Militar.

O governador Tarcísio de Freitas participou da solenidade realizada no Autódromo de Interlagos, onde foram formados 1,4 mil soldados.

Do total de formandos, 183 soldados darão início à formação específica para integrar o Corpo de Bombeiros.

O curso na Escola de Soldados da PM, como a que funciona no 16º BPMI em Fernandópolis,  teve duração de um ano e capacitou os militares para atuarem em diferentes frentes, como o policiamento ostensivo e atendimento às demandas sociais.

O policial, durante o curso de formação, se depara com uma ampla gama de conteúdos teóricos, práticos e éticos para prepará-lo para exercer a profissão com segurança, legalidade e responsabilidade.

Entre os principais conteúdos abordados estão direitos humanos, criminalística, tiro defensivo, defesa pessoal, inteligência policial, psicologia, medicina legal, doutrina de polícia comunitária, entre dezenas de outras temáticas essenciais para o cotidiano policial.

 

Autoridades presentes à formatura dos novos soldados

Novos soldados desfilam para autoridades e familiares