O tráfico de pessoas emerge como um dos crimes mais lucrativos, movimentando bilhões em um mercado ilícito que explora a vulnerabilidade humana
“Em um mundo globalizado, o tráfico de pessoas emerge como um dos crimes mais lucrativos, movimentando bilhões em um mercado ilícito que explora a vulnerabilidade humana”. Foi esse tema complexo que moveu a professora do curso de Direito da FEF Izabela Zonato Villas Boas a mergulhar nas profundezas desse fenômeno, traçando um panorama abrangente da modalidade, rotas e mecanismos de aliciamento. O trabalho de pesquisa resultou no livro “Tráfico de Pessoas – Desafios na política brasileira de enfrentamento”, da Editora Thoth, com prefácio de Gianpaolo Poggio Smanio e Ana Cláudia Ruy Cardia Atchabahian.
O livro explora as raízes do problema, vinculando-o à violação de direitos humanos, à precariedade do trabalho e às desigualdades sociais, revelando dados alarmantes com base no Relatório Global sobre Tráfico de Pessoas e em análises da Política Nacional de Combate ao Tráfico de Pessoas, traçando um panorama abrangente das modalidades, rotas e mecanismos de aliciamento.
A obra questiona por que, apesar dos esforços, o número de vítimas continua a crescer. “Este livro é um chamado à ação. Uma leitura essencial para quem busca compreender as complexidades do tráfico de pessoas e contribuir para a construção de políticas públicas mais eficientes e humanizadas. Uma obra que não apenas informa, mas inspira a mudança”, diz o texto de apresentação do livro.
A professora, mestre e doutoranda, Izabela Zonato Villas Boas, concedeu entrevista ao repórter Samuel Leite. Veja o vídeo abaixo: