Evento reuniu entidades no auditório do Paço nesta sexta-feira
A 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realizada nesta sexta-feira, 30, em Fernandópolis debate o tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação", destacando a importância da inclusão e garantia de direitos para a população idosa. O evento ocorreu no auditório do Paço Municipal.
Organizado pelo Conselho Municipal do Idoso, com apoio da Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, representada pela secretária da pasta, Silmara Teixeira, o evento contou com palestra de Franks Fernando Félix do Prado, ex-secretário municipal da Estância de Socorro e atual coordenador da Rede Paulista de Políticas sobre Drogas. Em sua apresentação, o palestrante abordou os direitos das pessoas idosas e os desafios enfrentados para garantir equidade e participação ativa dessa parcela da população na sociedade.
Durante a conferência, foram discutidos cinco eixos temáticos como o financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do Estado brasileiro.
Os objetivos da conferência foram promover a participação social para a proposição de ações que visem à superação de barreiras ao direito de envelhecer e à velhice digna e saudável; identificar os desafios do envelhecimento plural no país, tanto nos instrumentos legais quanto nas práticas exercidas, para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa; e propor ações de equidade para a defesa, a promoção e a proteção dos direitos e da cidadania de pessoas idosas, a partir da articulação interfederativa.
Diversas organizações da sociedade civil que atuam com a pessoa idosa marcaram presença na conferência, entre elas: Unati, Ceads, Meimei, Parque Residencial São Vicente de Paulo, ADVF, Apadaf, Associação Comunitária Maria João de Deus, além de todos os CRAS do município e o CREAS. A conferência também contou com a participação do representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Graciano Ribeiro, além de vereadores locais.