Aniversário de Fernandópolis atrai a participação da população

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Aniversário de Fernandópolis atrai a participação da população

Foram vários os eventos que marcaram a celebração do aniversário de Fernandópolis, com muita criatividade, uma festa voltada ao povo, o que vai ao encontro da filosofia administrativa do prefeito João Paulo Cantarella. Veja em tópicos, os principais eventos organizados pela Prefeitura:

ATO CÍVICO

ATO CÍVICO

  Dentro da tradição municipal, foi realizado o Ato Cívico na manhã do dia 22, na “Praça Joaquim Antônio Pereira”, com as presenças de representantes das famílias fundadoras – Pereira e Barozzi -, do vice-prefeito Marcos Mazeti, da Primeira Dama Fabiana Cantarella, da empresária Adriana Macedo, noiva de Mazeti, da maioria dos vereadores e de todo o secretariado. O Comandante do 16° BPM, Tenente-Coronel Belentani e os atiradores do Tiro de Guerra representavam a ala militar.

  Em seu pronunciamento, Cantarella propôs união e paz política para a cidade: “Nós lutamos é por vidas – pelas crianças, pelos idosos, por todos os cidadãos desta cidade onde nasci. Assumo o compromisso de sempre lutar por Fernandópolis”, disse.

  Em seguida, abraçou-se a Oswaldo Silva e Lucindo Moreti, descendentes dos fundadores, para expressar o lema do brasão fernandopolense, “Unidos pela grandeza da cidade”.

  Marcos Mazeti saudou, nas pessoas de Fabiana e Adriana, a mulher fernandopolense. O vice reafirmou a “grande sintonia” entre ele e o prefeito Cantarella e sua fé no crescimento do município.

  O presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Arroio, afirmou ao prefeito: “pode contar comigo”. Segundo o presidente, “por conta própria, o município não pode resolver todos os problemas” e concitou à formação de uma rede parlamentar de apoio.

  No encerramento do Ato Cívico, Cantarella e os dois representantes dos fundadores depositaram flores no busto do fundador Joaquim Antônio Pereira.

FESTIVAL DE PESCA

FESTIVAL DE PESCA

  “A gente precisava de alguma coisa assim em Fernandópolis”, afirmou o pescador amador Joel Moura, de 52 anos. Desde que amanhecera, Joel tinha chegado à Represa do Beira Rio para participar do 1° Festival de Pesca na Represa, concebido pelo prefeito João Paulo Cantarella para agregar a população no dia do aniversário da cidade.

  Para Joel, foi uma ideia “maravilhosa”. Ele já estava com o anzol na água antes mesmo do toque de sirene que anunciou a abertura oficial do evento. Porém, até esse momento ele ainda não havia fisgado um peixe.

   Perto dali, Eunice Rodrigues, de 62 anos, tentava a sorte na pescaria. Ela se mudou para Fernandópolis há um ano, vinda de São Paulo. “Estou amando esse festival. Em São Paulo não tem nada disso”, declarou.

  Ao seu lado, a neta Manuelle, de 8 anos, também pescava com sua varinha de bambu e estava otimista: “tenho certeza de que vou pegar um peixão!”.

PRESENÇA DE AUTORIDADES

PRESENÇA DE AUTORIDADES

  Os eventos no Complexo Beira Rio foram prestigiados por várias autoridades como os deputados estaduais Analice Fernandes e Itamar Borges e o Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

Analice Fernandes participou com o secretariado de um plantio de árvores realizado por crianças da rede municipal de ensino.

  À tarde, as atrações continuaram, com várias apresentações artísticas: Orquestra de Sopros de Fernandópolis (OSFER), Velho de War com Lívia Costa, Manu Rofre e Banda, Josafá Seixas (“cover” de Raul Seixas) e Som de Adoradores.

AGROLIGADAS

Um momento importante do 22 de maio aconteceu na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, quando as mentoras do projeto Agroligadas anunciaram a criação de um programa especial para Fernandópolis, em parceria com três secretarias do município: Educação, Meio Ambiente e a própria Agricultura.

As Agroligadas é um grupo de mulheres profissionais do Agronegócio, que tem como propósito conectar o campo e a cidade “com verdade, ética, coragem e compromisso”.

Essa instituição propõe um trabalho educativo para levar crianças das escolas de Fernandópolis a conhecer as etapas da cadeia produtiva da pecuária (cria, recria, engorda e abate). A Secretaria de Educação vai definir os planos de aulas, que acontecerão na escola Melvin Jones e também no campo como por exemplo nos espaços de confinamento de bovinos.

FUTEBOL E HOMENAGENS

FUTEBOL E HOMENAGENS
Fernandópolis Master

  No sábado, 24, no Estádio “Cláudio Rodante”, aconteceu a partida de futebol master entre veteranos do Fefecê e do Palmeiras, cuja estrela maior era o grande craque Ademir da Guia, considerado o maior ídolo palmeirense de todos os tempos.

  Houve cerimônia de homenagens a dois nomes importantes da história do Fernandópolis Futebol Clube: Antônio Carlos Scanferla, o “Tato”, maior artilheiro da história do clube, que faleceu em abril último, e José Carlos Viriato Mendes, técnico campeão pelo Fernandópolis, morto em 14 de maio.

   No jogo, aconteceu vitória do Palmeiras por 5 a 1. O toque inesperado se deu quando o goleiro do alviverde, se machucou. Em seu lugar entrou simplesmente o prefeito João Paulo Cantarella, que na juventude foi goleiro. Minutos depois, Cantarella trocou de meta, atuando pelas cores do Fernandópolis. 

A ação também foi solidária, com os torcedores doando 1 kg de alimento não perecível para a entrada. Todos os mantimentos arrecadados foram encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade e, posteriormente, serão doados às famílias em situação de vulnerabilidade de Fernandópolis.

Palmeiras Master