Por decisão do papa Leão XIV, Diocese de Rio Preto é elevada a Arquidiocese

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Por decisão do papa Leão XIV, Diocese de Rio Preto é elevada a Arquidiocese

A Diocese de Rio Preto foi elevada a Arquidiocese. A decisão é do Papa Leão XIV que também nomeou como seu primeiro arcebispo dom Antônio Emídio Vilar, que é o atual bispo diocesano.

De acordo com o comunicado da Nunciatura Apostólica no Brasil, a nova província foi desmembrada da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto e terá sob seu auxílio as dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga.

A Arquidiocese de Rio Preto é a primeira criada em todo o mundo pelo papa Leão 14, logo nos primeiros dias de seu pontificado.

O arcebispo de Rio Preto receberá o pálio, vestimenta litúrgica que consiste em uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre ombros dos arcebispos, das mãos do papa Leão 14 em missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no domingo, 29 de junho de 2025. Dom Vilar será revestido com o pálio na Missa de Instalação da nova Arquidiocese, marcado para quarta-feira, 9 de julho, na Catedral Metropolitana de São José. O arcebispo de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, fará a imposição do pálio sobre dom Vilar.