Quem não regularizar situação pode ter o título cancelado
O prazo para eleitores que deixaram de votar em três turnos consecutivos regularizar o título se encerra nesta segunda-feira. A poucas horas do encerramento do prazo, 1.984 eleitores de Fernandópolis ainda estão com o documento pendente de regularização. Nos últimos dois meses, cerca de 60 eleitores procuraram o cartório eleitoral em Fernandópolis para regularizar o título.
Quem não fizer a regularização pode ter o título cancelado. O serviço de regularização é gratuito, não havendo nenhuma cobrança por parte da Justiça Eleitoral. É necessário apenas que o eleitor pague a multa no valor de R$ 3,51 por turno que deixou de votar ou de justificar a ausência. Para a Justiça Eleitoral, cada turno de votação é considerado uma eleição.
Para consultar a situação do título, basta acessar a página de Autoatendimento Eleitoral (opção 7) ou o aplicativo e-Título (clicar em “Mais opções” na barra inferior da tela). Caso tenha multa, o pagamento também pode ser feito por meio do Autoatendimento ou pelo aplicativo, inclusive via Pix. No estado de São Paulo, os eleitores nessa situação também podem ser atendidos presencialmente no Cartório Eleitoral de Fernandópolis.
O mesmo procedimento vale para os eleitores da comarca em situação irregular. Neste caso devem comparece ao cartório eleitoral da comarca em Fernandópolis, os eleitores de Meridiano, Macedônia, Indiaporã, Guarani d´Oeste, Ouroeste e Pedranópolis.