O mote da gestão do prefeito João Paulo Cantarella (PL) é planejamento. E essa missão foi dada ao secretário Airton Manoel de Medeiros que trabalha com a missão de construir o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentarias, a Lei Orçamentaria e o Plano Anual de Contratações e fazer com que esses planos conversem entre si. “Identificamos ainda na fase de transição um problema muito sério de planejamento. Esses planos não conversavam entre si e isso nos atrapalha muito”, disse na entrevista que concedeu ao programa Rotativa no Ar da Rádio Difusora FM nesta semana.
Ele disse que a população começará a sentir os efeitos do planejamento da atual gestão a partir do ano que vem, mas estima que somente a partir do terceiro ano, o município terá recuperado sua capacidade de investimento, por exemplo, em recapeamento. Segundo ele, nestes primeiros dois anos, o plano é economizar e fechar ralos para evitar desperdício de recursos públicos. E o planejamento é fundamental para garantir o sucesso desse processo. “Planejamento não deve ser ficção, mas é comum dentro da administração pública tratar o planejamento, infelizmente, como ficção. O que estamos buscando é trabalhar dentro do mínimo de realidade”, enfatizou.
Ele citou ainda a importância do planejamento publico e lembrou um lema que mostra a diferença entre a administração pública e a privada. “Na administração público podemos fazer só o que a lei permite; na privada, pode-se fazer tudo que a lei não proíbe”.
A entrevista na íntegra, você vê no vídeo abaixo: