Dupla que soltava pipa com cerol é flagrada pela PM em Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Dupla que soltava pipa com cerol é flagrada pela PM em Fernandópolis

Ocorrência de soltura de pipas  com uso de cerol e direção perigosa de motocicletas movimentou a Polícia Militar na tarde de domingo, 4. Dois rapazes, um deles menor de idade, foram flagrados na ocorrência e levados para a Delegacia de Polícia.

Moradora acionou a Polícia Militar para registrar a ocorrência de soltura de pipas com cerol na área próxima a Estancia JS que coloca vidas em risco. Acrescentou ainda a direção perigosa de motos.

Segundo a moradora esse tipo de situação é recorrente, inclusive possui filmagens como prova da denúncia.  

No local, a PM fez a abordagem de dois indivíduos que soltavam pipas, constatando que ambos tinham cerol. W.K.C.N., maior de 18 anos, estava acompanhado de um menor. Eles são vizinhos.

Diante dos fatos a dupla foi conduzida com suas linhas com cerol e pipas até a Central de Flagrantes de Fernandópolis, sem uso de algemas, onde o delegado de Plantão, Lucas Pereira Queiroz tomou ciência dos fatos ratificando a voz de prisão em flagrante delito de W.K.C.N. e elaborando o boletim de ocorrência de natureza a expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente/corrupção de menor. O menor de idade foi liberado mediante a presença da avó. 

Lei aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo e sancionada pelo governador que proíbe o cerol e outros materiais cortantes que possam ser aplicados nas linhas está completando seis anos. A proibição abrange o uso, a posse, a fabricação e a comercialização da mistura, também conhecida como linha chilena. Caso a lei seja descumprida, a pessoa que usar o cerol pode ter que pagar multa de quase R$ 2 mil. No caso do estabelecimento que descumprir a regra, a multa pode chegar a R$ 132 mil reais. 

CRIMINALIZAÇÃO

Está tramitando no Senado Federal projeto de lei já aprovado pela Câmara dos Deputados  que visa criminalizar o uso de cerol, linhas cortantes para pipas. A proposta, aprovada na Comissão de Esporte, visa proibir a produção, venda, compra, posse e uso de cerol em locais não permitidos, com pena de detenção de 1 a 3 anos e multa. 

Detalhes do projeto:

  • Proibição: O projeto proíbe a fabricação, comercialização e uso de cerol em todo o país. 
  • Pena: A pena prevista é de 1 a 3 anos de detenção e multa. 
  • Exceções: A proposta prevê uma exceção para linhas cortantes destinadas a fins industriais, técnicos ou científicos. 
  • Locais específicos: A atividade de soltar pipa seria restrita a locais apropriados e a maiores de 16 anos, com autorização dos responsáveis no caso de menores. 
  • Regulamentação: O projeto também busca regular a prática de pipa esportiva.