Luiz Carlos Barros Costa*
Divaldo Pereira Franco, embora seja conhecido médium espírita, com livros de sua própria lavra, conferencista renomado, filantropo de rara sensibilidade, desejamos destacar um outro importante trabalho junto à mole humana, que não é observado, a não ser por poucos pesquisadores.
É destaque geral a sua performance como alma caridosa todos já a conhecem. A sua mágica pessoal em divulgar a Doutrina Espírita é cantada em verso e prosa. A sua mediunidade radiosa desmascara os mais astutos adversários da vera Doutrina Espírita.
Embevecidos ficam todos que lhe assistem a sua cultura vertiginosa, fruto de seus estudos prévios e atuais, de livros e livros estudados e meticulosamente memorizados em sua leitura radiográfica, encanta milhões de pessoas de todo o orbe.
Emociona a alma humana a sua técnica de educar, aplicada na Mansão do Caminho, como um processo de aprimoramento interior, para despertar o potencial individual e promover a evolução espiritual, foi reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidades).
É profundamente marcante que por três vezes produziu palestras na ONU, com temas de grande relevância, como a realizada sobre Paz e Espiritualidade, como a mais recente, datada em maio de 2023, emocionando a milhões de pessoas.
Os países de todos continentes enfatizam os seus esforços à convivência fraterna no mundo lhe renderam o Título de “Embaixador da Paz no Mundo, concedido pela "Embassade Universalle Pour la Paix", em Genebra, na Suíça, em 30/12/2005, estendido a Nilson de Souza Pereira.
É de muito aplauso o seu desprendimento pessoal pelos direitos autorais de mais de duzentos e cinquenta livros, que foram doados em cartório para Mansão do Caminho e a outras instituições que produzem filantropia, sendo que já foram vendidos mais de nove milhões de exemplares.
É de tirar o fôlego uma atuação tão profícua na tribuna espírita, com mais de 11 mil conferências no Brasil e no exterior, por mais de 62 países, em muitos sendo instalados Centros Espíritas para divulgação do Espiritismo, pelas Américas, Europa, África, Ásia, recebendo títulos de vária ordem.
A ação de toda a equipe comandada por vários anos de sua administração firme e eficiente, construiu a Mansão do Caminho, que é um complexo filantrópico que corresponde a uma verdadeira cidade, com mais de 3.000 crianças e jovens carentes atendidos num dos bairros mais pobres de Salvador, o Pau da Lima. A gigantesca construção tem 83.000 metros quadrados e 43 edificações.
O nosso ESPECIAL obrigado, Divaldo, nos seus 98 anos de idade!
Você é o nosso orientador, como os milhões de pessoas que se socorrem do atendimento fraterno em suas palestras, nas visitas à Mansão do Caminho, nas correspondências por cartas, E-Mail e WhatsApp.
Obrigado, ouvido divino, por supervisionar nossos dramas, conflitos, traumas, além de orientar a ação doutrinária, mediúnica e assistencial a centenas grupos espíritas.
--------------------------------------------------------------------
*Luiz Carlos Barros Costa é Presidente da
USE INTERMUNICIPAL de Fernandópolis – SP.